Comprar Para o valor nominal a tese que Expansão da faixa de isenção de imposto de renda (IR) para salários de até R $ 5.000 mensalmente ir aumentar a demandacom Impacto na inflação e possível Mudança no Plano de Vôo do Comitê de Política Monetária (Copom)Pode não ser uma boa aposta.
Segundo Economistas ouvidos por transmissãohá pelo menos Três boas razões dizer que a questão é Muito mais complexo: troca apreciadaAssim, alta endividamento das famílias e Capacidade da indústria ociosa.
Em primeiro lugar, explica o Economista Chefe da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)Assim, Igor RochaA medida deve ser analisada da perspectiva de reorganização tributáriaDesde que ele vê a expansão da isenção como um Iniciativa de Justiça Fiscal.
Outro ponto de importância vitalPelo menos neste momento, de acordo com a Rocha, é o efeito de moeda. A taxa de câmbio, diz ele, é o fator que tem Comportamento de preço ditado. Mesmo com menor nível de desemprego na história – No trimestre terminou em agosto, a taxa caiu para 5,6% -, o A inflação diminuiu a velocidade. E isso, ele diz, explica por Alta diferença de interesse em favor do Brasilque continua entre Taxas mais altas do mundo.
“Se o dólar continua cedendo, tende a compensar as pressões da inflação. E a isenção de até R $ 5.000 deve ser vista da perspectiva da reorganização tributária. É uma economia, em teoria, mais eficiente. Que ela tende a ser reduzida, que é verdadeira que é verdade, mas o que vejo hoje é que a taxa de câmbio é muito mais favorável. Igor RochaChefe do Departamento Econômico de Fiesp.
Na visão de Rocha, apesar do salário de salário de um recorde por trás de um recorde, a inflação ainda está caindo. “Os juros aumentaram, mas um fator que está jogando mais para reduzir essa inflação hoje é o efeito da taxa de câmbio – especialmente em alimentos, que têm uma sensibilidade maior ao aumento da demanda, por exemplo, o melhor poder de compra das famílias fornecidas pela isenção de até US $ 5.000”, disse ele.
Para o economista André perfeitofundador de André Perfect Economic Consulting (APCE)A relação entre o aumento da isenção e o crescimento da demanda não deve ser tão intensa quanto alguns analistas sugeriram devido ao alto endividamento das famílias.
“Não compro esta tese para o valor da face, porque você tem um nível de endividamento das famílias muito alto; elas são alavancadas. Então, não sei quanto disso se tornará uma demanda eficaz em termos agregados”, observou ele.
De acordo com os dois economistas, mesmo que o excedente de renda seja direcionado ao consumo, o setor produtivo é capaz de expandir a oferta. A ociosidade da capacidade instalada do setor, por exemplo, pode diminuir o impacto da isenção na demanda e na inflação.
O nível de uso da capacidade instalada (Nuci) da indústria de transformação de São Paulo, de acordo com a FIESP, é de 79,4% – o que indica a ociosidade de 20,6 pontos percentuais de capacidade produtiva.
No setor de máquinas e equipamentos, de acordo com os dados divulgados pelo AbimaqO Nuci de Agosto foi de 78,8%, apontando para a ociosidade de 21,2 pontos percentuais.
O portfólio de aplicativos da indústria de máquinas e equipamentos, que cresceu 2,1% em julho de 2025, caiu 2,5% em agosto. Houve um agravamento na maioria dos segmentos, especialmente nas áreas de máquinas e máquinas agrícolas para a indústria de transformação. Ou seja, há espaço para aumentar a oferta e atender a um possível avanço de demanda.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
“Há ociosidade em alguns setores, e isso pode abrir espaço para expandir a oferta e aliviar a pressão sob a demanda. Agora, a preocupação é que o mercado de trabalho permaneça muito apertado e esse salário premente em termos reais. Talvez o salário pare de subir, e a pessoa ganha mais por causa da isenção da RI.
Outro indicador que reforça a baixa atividade industrial de São Paulo é o sensor, que em setembro fechou em 49,6 pontos. Comparado a agosto, houve uma alta de 2,7 pontos, mas o índice ainda está 1,4 pontos abaixo do nível registrado em setembro de 2024 (51,0 pontos). Segundo o FIESP, apesar da ligeira recuperação mensal, o indicador permanece abaixo de 50 pontos, sinalizando a percepção da contração da atividade industrial.
As vendas marcaram 50,3 pontos em setembro, 3,5 acima de agosto, mas 1 ponto abaixo do mesmo mês do ano anterior. Os inventários já terminaram o mês em 49,0 pontos, com 5,5 pontos em comparação com agosto, ainda abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
Por esses e outros motivos, a Rocha estima que o banco central não deve alterar seu plano de voo, mantendo a postura de cautela e a estratégia de aguardar os efeitos completos do aperto monetário na economia.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings