A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (25), a medida provisória do Fundo Social, turbo com a permissão para o petróleo de leilão do governo e excedendo o gás do pré-sal-com potencial de coleta de até R $ 20 bilhões.
O relatório do vice-José Pista (MDB-PA), que foi aprovado em um comitê especial na terça-feira, 24, foi cancelado no plenário da Câmara em votação simbólica. O texto agora vai para o Senado. O deputado precisa ser votado até 3 de julho para não expirar.
A medida provisória do Fundo Social permite que seus recursos, alimentados com recursos de royalties de petróleo, sejam usados para lidar com as mudanças climáticas e calamidades públicas, bem como para investimento em infraestrutura social e moradia de interesse social.
Leia também:
A Câmara aprova a isenção do imposto de renda para aqueles que recebem até dois salários mínimos
O Senado diminui o aumento e impõe a segunda derrota ao governo em menos de 24 horas
O fundo foi criado em 2010 com o objetivo de transformar a receita da exploração de petróleo e gás em recursos para o desenvolvimento social e regional. Antes, o dinheiro só podia ser aplicado em áreas como educação, cultura, esportes, saúde pública, ciência e tecnologia, meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas.
O relator também incluiu um trecho para permitir que os recursos do Fundo Social sejam considerados como uma das fontes do programa Menha Casa, Menha Vida, além de alterar a porcentagem destinada à educação e à saúde de 50% para 55%. Os 5% adicionais terão que ser divididos por medida provisória e serão válidos por cinco anos.
O texto também estabelece uma aplicação regional mínima, em 2025 e 2026, dos recursos do Fundo Social para Projetos de Infraestrutura Social e Desenvolvimento Habitacional: 30% no Nordeste, 15% no Norte e 10% no Centro -Oeste. O governo estima que as mudanças não terão um impacto fiscal.
Como mostrou a transmissão política, o texto do MP incorporou o conteúdo de um projeto de lei para permitir que o sindicato aliene, na íntegra e por leilão, sua porção de excedente no petróleo da individualização da produção de petróleo e gás natural em áreas não contratadas em áreas pré-sal ou estratégicas.
O projeto de lei incorporado chegou à casa em 28 de maio, com urgência constitucional. Inicialmente, foi admitido até o PL que tem uma previsão de cobrança de pelo menos US $ 15 bilhões, foi considerada uma alternativa para o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF). No entanto, o governo sinalizou ao prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), que contava com as contas de 2025.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings