Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul agora podem emitir boleto IPVA 2026 diretamente pelo Portal E-Fazenda. Uma das principais vantagens da emissão antecipada é permitir que o contribuinte se planeje melhor.
Quem optar por pagar integralmente até 5 de janeiro garante o tradicional 15% de descontomantido para 2026 e considerado o segundo maior desconto do país.
Leia também: IPVA 2026: qual o valor do imposto em São Paulo?
Calendário IPVA Mato Grosso do Sul 2026
De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sulpara quem prefere parcelar o valor, o governo definiu os prazos de vencimento das parcelas:
- 30 de janeiro;
- 27 de fevereiro;
- 31 de março;
- 30 de abril; e
- 29 de maio.
O parcelamento só é permitido quando cada parcela atingir o mínimo de R$ 30 para motos e R$ 55 para demais veículos.
Leia também: IPVA 2026: como pagar o imposto em São Paulo?
Como acessar o ingresso?
O documento pode ser acessado no endereço eservicos.sefaz.ms.gov.brfazendo login com a conta Gov.br. A autenticação com certificação digital aumenta a segurança, garante a proteção dos dados e garante que apenas o proprietário tenha acesso às informações fiscais do veículo.
Além do formato digital, os boletos impressos começam a serenviado por correio a partir de 2 de dezembro.
Leia também: DÚVIDAS – IPVA 2026: veja prazos, descontos e formas de pagamento no Rio de Janeiro
No Portal E-Fazenda o processo para emissão da nota fiscal é simples. Após fazer login no Gov.br, o contribuinte deverá consultar ou atualizar o cadastro, acessar o menu “IPVA – Cidadão” e verificar automaticamente os débitos vinculados ao veículo.
Depois, basta escolher se deseja pagar à vista ou gerar a próxima parcela. Quem optar pela cota única deverá selecionar esta opção e emitir os DAEMS antes de concluir o procedimento.
Leia também: IPVA SP 2026: veja prazos, descontos e calendário de pagamentos
Quem pode ter direito à isenção?
É importante ressaltar que as regras para Isenção de IPVA não são iguais em todo o país, pois cada estado tem suas determinações.
Em geral, a isenção de IPVA é concedida a motoristas com deficiência física, o que impacta significativamente no uso do veículo. As condições médicas incluem:
- 1. Paralisia;
- 2. Amputações;
- 3. Sequelas de AVC;
- 4. Doenças degenerativas;
- 5. Autismo em graus moderado a grave; e
- 6. Deficiências visuais relevantes.
Leia também: Idosos têm direito à isenção de IPVA? Entenda as regras
Para saber exatamente quais são as regras de isenção para o IPVA 2026 no seu estado, é recomendado entrar em contato diretamente com os órgãos públicos da sua cidade ou estado, como a Secretaria da Fazenda, o Detran local ou a Secretaria de Mobilidade. Cada região pode adotar critérios específicos, exigir documentos ou procedimentos de atualização diferentes ao longo do ano.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos