Inteligência artificial (IA) e seus data centers podem causar o colapso do sistema de energia elétrica dos Estados Unidos. Pelo menos é o que sugere um novo estudo da Schneider Electric SE, fabricante francesa de equipamentos elétricos.
De acordo com o relatório “Impulsionando a IA sustentável nos Estados Unidos”, divulgado em abril deste ano, o uso crescente de IA deve fazer com que o Aumento de 20% a 50% na demanda de eletricidade dos Estados Unidos entre 2025 e 2030. No entanto, até 2028, poderá não ser possível gerar energia elétrica suficiente nos horários de pico.
Em geral, a procura de energia eléctrica aumentou devido à combinação de: o boom da IA e dos centros de dados, a ascensão do mercado de veículos eléctricos, a abertura de novas fábricas e as crises climáticas que causaram eventos extremos.
O que acontecerá se os Estados Unidos ignorarem a questão?
A procura de electricidade nos Estados Unidos poderá atingir 157 gigawatts em 2029 e 173 gigawatts em 2030. Portanto, se a actual capacidade de reserva for mantida, uma déficit de 175 gigawatts até 2033, conforme afirmou Jeannie Salo, diretora de políticas públicas da Schneider Electric para a América do Norte, em entrevista à Bloomberg.
Na prática, isso se traduz em interrupções no fornecimento de energia e até apagões. Além disso, se a procura de electricidade continuar a aumentar e nada for feito, é provável que seja necessário recorrer a margens de reserva. Este termo refere-se à reserva extra de energia que existe para cobrir picos de consumo durante eventos climáticos extremos ou ataques cibernéticos.
Segundo o diretor, em caso de sistema emergencial, o uso da reserva de energia elétrica poderia deixar a população exposta e vulnerável. Embora este cenário seja uma previsão para até três anos, 14 estados dos EUA já correm risco de apagões.
Sobre esta questão, Salo destaca ainda que nem mesmo os pontos de carregamento distribuídos pelo país conseguem resolver o problema. Isso ocorre porque o armazenamento de energia é insuficiente. Além disso, é necessário equilibrar a geração e o consumo de energia ao longo do dia, para que não haja falhas técnicas.
O papel da IA na procura de eletricidade
Antes de os chatbots de IA e outras tecnologias semelhantes se tornarem populares, não houve grandes aumentos na procura eléctrica nos EUA. Na verdade, esperava-se que aumentasse gradualmente, no âmbito da transição energética que visa acabar com a utilização de combustíveis fósseis.
No entanto, de acordo com o relatório da Schneider Electric SE, estima-se que o Espera-se que o tráfego global da Internet cresça de 3,4 para 8,7 zettabytes até 2030 – com IA e streaming de vídeo representando até 61% desse volume.
Consequentemente, o setor de data centers tende a continuar crescendo em ritmo acelerado. Neste sentido, o estudo destaca que a carga intensiva de IA pode exigir um aumento de 50% nos data centers até 2030.
Além disso, até 2030, o custo da electricidade para IA deve aumentar 160%.
A nível global, será necessário aumentar a capacidade de armazenamento de energia em quatro vezes a quantidade atual para apoiar o crescimento da IA. Entretanto, 90% dos data centers já enfrentam limitações de capacidade elétrica. Nesse sentido, uma possível solução é os data centers terem uma matriz híbrida – ou seja, combinar energia renovável e armazenada para evitar picos e quedas de energia.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos