O Governo do Paraná deu um passo importante para ampliar o acesso à formação de condutores no estado. Foi sancionado Lei nº 22.763/2025que estabelece o programa CNH Socialuma iniciativa voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
De acordo com o DetranPRo projeto será coordenado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e promete abrir oportunidades para quem busca ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
Leia também: Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para obtenção da carteira de motorista
Com a nova lei, o Detran-PR será responsável por regulamentar as regras do programa, definir os critérios de participação e contratar os centros de formação de condutores que oferecerão as aulas.
O primeiro edital deverá ser lançado em 2025, com previsão de 5 mil vagas iniciais e início das atividades em 2026.
Leia também: Justiça proíbe multa para quem não pagar pedágio de ‘fluxo livre’ da Dutra
Todo o investimento, estimado em R$ 2,8 milhões por ano, será custeado pelo Detran, que também fará relatórios periódicos sobre o número de beneficiários e a distribuição de vagas.
O que a CNH Social oferece?
O CNH Social garante total isenção de taxas relativas a exames médicos, aulas teóricas e práticas, provas e demais procedimentos necessários à habilitação.
A gratuidade do serviço estende-se ainda à inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR) no documento, um diferencial para quem deseja atuar profissionalmente como motorista.
Leia também: Ao som do tema ‘Velozes e Furiosos’, Alckmin surpreende e comemora novo investimento da Honda
O programa será dividido em quatro frentes:
1ª Habilitação: destinada à obtenção da primeira carteira de habilitação das categorias A e B;
2° Profissionalizar: voltado para motoristas que pretendem agregar as categorias C, D ou E, abrindo novas possibilidades de emprego em áreas como transporte de passageiros e cargas. Essa modalidade também incluirá cursos específicos para motoristas escolares e emergenciais;
Leia também: EUA reduzem tarifas de importação japonesas para 15% em novo acordo comercial
3ª CNH nas Escolas: que reservará 10% das vagas de primeira habilitação para estudantes e recém-formados do ensino médio público estadual; e
4° Mais Mulheres na Gestão: garantirá 10% das vagas na categoria inicial e pelo menos metade das oportunidades para mulheres que buscam mudar de categoria. O programa também destinará 5% do total de vagas para pessoas com deficiência (PCD).
Leia também: iFood e Mottu anunciam parceria para facilitar aluguel de motos para entregadores
Como participar?
Para participar, é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, os candidatos não podem ter nenhuma restrição ao seu direito de dirigir, como licença suspensa ou cassada.
Leia também: Iveco é cindida em negócios de € 5,5 bilhões com Tata e Leonardo
A expectativa é que o programa CNH Social contribuir diretamente para o desenvolvimento económico e social, permitindo que mais pessoas tenham acesso à mobilidade e a novas oportunidades de emprego.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos