O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (10) manter a suspensão do lei do estado de são paulo que regulamentou o transporte pago de passageiros utilizando aplicativos de mototáxi.
Durante o julgamento virtual, a maioria dos ministros do Tribunal validou a decisão individual do relator, ministro Alexandre de Moraesque suspendeu o governo estadual. A lei estabelecia que municípios do estado teriam o poder de regular a prestação do serviço.
Em setembro deste ano, o ministro atendeu ao pedido de liminar feito pelo Confederação Nacional de Serviços (CNS). Segundo a entidade, só Congresso pode legislar sobre assuntos de trânsito e transporte.
Ao analisar o caso, Moraes concordou com os argumentos e suspendeu a lei paulista.
“Considero, portanto, aplicáveis ao caso os precedentes deste Supremo Tribunal Federal que censuram a legislação local promulgada com o objetivo de regulamentar os serviços de transporte urbano contrariando ou sem amparo à legislação federal”, disse o ministro.
Na sessão virtual, o voto do relator foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Carmem Lúcia, André Mendonça, Flávio Dino e Cristiano Zanin. A votação virtual será encerrada às 23h59 desta segunda-feira.
Contexto da lei
A decisão reacende o debate nacional sobre a regulamentação do serviço de mototáxi por aplicativoatividade que explodiu nas grandes cidades após o aumento do desemprego e a busca por trabalhadores para atividades de renda imediata.
Plataformas como UberMoto, 99 Motocicleta e Moto InDrive vêm expandindo rapidamente sua atuação em centros urbanos, especialmente em regiões metropolitanas como São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte.
No entanto, a questão tornou-se juridicamente sensível porque a legislação federal que trata do transporte individual pago – o Lei 12.009/2009que regulamenta os mototáxis tradicionais – não prevê explicitamente a operação de aplicativos de motocicletaabrindo espaço para disputas entre estados, municípios e Congresso.
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As prefeituras de São Paulo pressionam por autonomia para regulamentar o serviço, alegando que os mototáxis via aplicativo já são uma realidade nas ruas e precisam padrões locais para inspeçãoenquanto os sindicatos de táxis e motociclistas argumentam que a entrada irrestrita das plataformas poderia gerar concorrência desleal e aumento da informalidade.
No Congresso tramita um conjunto de projetos que tentam criar um marco federal para serviços de motocicletas por appestabelecer requisitos mínimos de segurança, regras trabalhistas e parâmetros de funcionamento da empresa.
A decisão do STF, ao reforçar que a competência é federal, deverá acelerar esse debate.
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