O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (26) que teve uma “grande reunião” com o presidente dos EUA, Donald Trump, na qual discutiu a agenda comercial e econômica “de forma franca e construtiva” na tarde deste domingo, na Malásia.
“Combinamos que nossas equipes se reunirão imediatamente para avançar na busca de soluções para tarifas e sanções contra autoridades brasileiras”, escreveu o brasileiro em publicação no X, acompanhado de foto dos dois.
‘Não queremos disputas sobre quem está do lado dos EUA ou do lado da China’
Na primeira agenda na Malásia após o encontro com Trump, Lula afirmou que o país não quer disputa sobre quem está do lado dos americanos ou do lado da China. A declaração ocorreu neste domingo (26) durante fórum de empresários malaios e brasileiros.
“Não queremos uma nova disputa sobre quem está do lado dos Estados Unidos ou do lado da China. Queremos estar do lado da China, do lado dos Estados Unidos, do lado da Malásia, do lado da Indonésia, do lado de todos os países do mundo que querem fazer negócios conosco”, disse Lula.
No encontro com empresários malaios, Lula disse estar de “braços abertos” para o país asiático e apelou aos investidores para visitarem o Brasil. Ele disse ainda que o Brasil vive um “momento auspicioso” em sua economia, com crescimento acima da média de outros países do mundo. Segundo ele, o papel do chefe do Executivo é garantir a abertura dos negócios num cenário global competitivo.
“Devemos garantir aos investidores estrangeiros a estabilidade fiscal, a estabilidade económica, a estabilidade política, a estabilidade jurídica, a estabilidade social e, por fim, devemos garantir a previsibilidade nas decisões políticas do governo para que ninguém seja apanhado de surpresa”, disse Lula.
Lula disse ainda que os empresários brasileiros deveriam viajar para a Malásia e fez uma comparação entre os empresários que viajam e os outros que ficam no país “reclamando dos juros”.
“Existem dois tipos de empresários no Brasil: os que gostam de viajar, os que gostam de buscar oportunidades, os que querem vender e comprar, e há os que ficam no Brasil só reclamando dos juros e dos impostos.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos