O Motores Gerais (GM) está preparando um conjunto de novas iniciativas de software para seus veículos nos próximos três anos, incluindo um Assistente de inteligência artificial veicular do Google e um sistema de assistência ao motorista capaz de controlar amplamente o veículo sem interação ou monitoramento humano.
GM informou que o IA de conversação Google Gemini começará a ser implementado em seus veículos em próximo anoseguido pela novo sistema de assistência ao motoristaque permitirá aos motoristas tire as mãos e os olhos da estrada sob certas circunstâncias, em 2028.
O CEO da GM, Mary Barrae outros executivos fizeram os anúncios neste Quarta-feiradurante o evento de software “GM Avançado”que também apresentou outras iniciativas destinadas a “transformar o carro de meio de transporte em assistente inteligente”de acordo com a montadora.
A empresa também anunciou o desenvolvimento de um nova plataforma de computação centralizadaplanejado para ser implementado a partir do Escalada de QIem 2028; o aumento do uso de robôs colaborativos (cobôs), que podem trabalhar ao lado de humanos; e o expansão da linha de produtos da GM Energy.
“Hoje compartilharemos nossa visão para nossos veículos, nossa indústria e como estamos conduzindo o futuro do transporte”, disse ele Maria Barra na abertura do evento, realizado em sul de Manhattan.
GM afirmou que a notícia marca o início de uma “nova era da mobilidade” para a empresa, que tem enfrentado desafios para consolidar avanços nessa área. Em 2021a montadora havia anunciado planos para dobrar a receita até 2030liderados por novos negócios que, em sua maioria, não avançaram, além de aumentarem receita anual de software e serviços entrar US$ 20 bilhões e US$ 25 bilhões.
Nos últimos anos, a GM encerrou o sistema Ultra Cruzeiroque deverá operar em 95% das circunstâncias de condução e estava programado para ser lançado em 2023além de ter redirecionado recursos para o seu negócio robô-táxi de cruzeiro.
Os executivos da empresa não quiseram comentar sobre o potencial de receita das novas iniciativas. O Diretor Financeiro Paul Jacobson já havia recuado da meta de duplicar a receita, mas destacou a Aumento de 9,1% na receita anual em 2024que alcançou US$ 187,44 bilhões.
O Presidente da GM, Mark Reussafirmou que os planos de crescimento da empresa estão “praticamente no caminho certo — talvez com um ou dois anos de diferença”, e que a empresa continuará a aumentar a receita, especialmente com as tecnologias anunciadas. Destacou que as novas iniciativas são “muito diferentes” das anteriores, pois envolvem produtos tangíveis que entrará no mercado em breve.
Até o terceiro trimestre deste anoGM reconhecido US$ 2 bilhões em serviços de softwareem comparação com o mesmo valor alcançado apenas após um ano completo em 2021. A empresa também informou US$ 5 bilhões em receita diferidaalto de 90% em comparação com o ano anterior.
O evento aconteceu um dia após o lançamento de resultados do terceiro trimestreque superou as expectativas e levou a empresa a aumentar sua projeção de desempenho (orientação). As ações da GM registraram o segundo melhor desempenho diário desde 2009quando a montadora saiu da falência e estava sendo negociada em um estável nesta quarta-feira.
GM também destacou que o IA do Googlea base do seu sistema de infoentretenimento, tornará “possível falar com o carro tão naturalmente como faria com um outro passageiro”.
“Nossa visão é criar um carro que conheça você, que cuide de você e que simplesmente atenda às suas necessidades, mesmo antes de você falar”, disse ele. Sterling Andersondiretor de produto (Diretor de Produto) da GM.
Segundo ele, o computação centralizada É uma “peça fundamental” nos planos da empresa para expandir as capacidades dos veículos. A montadora espera atualizar modelos de 2016 em diante e incluir tecnologia em todos os novos veículos lançados nos EUA a partir do próximo ano.
A GM também planeja desenvolver seu próprio tecnologia de inteligência artificial sob medidasem prazo definido. “No futuro, apresentaremos nossa própria IA ajustada ao seu veículo”, disse ele David Richardsonex-executivo da Maçã e atual vice-presidente de engenharia de software e serviços da GM. “Pense nele como um assistente que antecipa suas necessidades, oferece ajuda oportuna e torna cada viagem mais pessoal e agradável.”
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Tecnologia de direção sem olhos
O Motores Gerais (GM) relatou que seu sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) melhorado contará com tecnologia de condução mãos-livres “sem olhos”do Cadillac Escalade QI EVum modelo que atualmente custa cerca de US$ 127,5 milem 2028.
A montadora pretende então expandir a disponibilidade da tecnologia para outros modelossegundo executivos da empresa.
“A autonomia tornará nossas estradas mais seguras. Devolverá aos clientes seu bem mais valioso: o tempo. Será um pilar fundamental do portfólio de produtos da GM daqui para frente”, disse ele. Sterling Andersono diretor de produto da empresa.
O veículo utilizará Sistemas lidar (detecção de luz e alcance), detecção de luz e alcance o que permite ao carro “ver” melhor o que o rodeia. O CEO da Tesla, Elon Musktem sido um dos críticos mais notórios esta abordagem, já que os veículos Tesla dependem exclusivamente de câmeras e visão computacional.
“Só para ficar claro, estamos desenvolvendo um produto de direção autônoma”, disse Anderson, ex-executivo da Tesla, em entrevista ao CNBC. “É um sistema de direção autônomo que tira os olhos. Quando se trata de usar o Lidar, nosso produto será melhor com vários modos de detecção. Ponto final.”
Anderson comparou o desafio a “um oceano grande demais para ferver” e disse que o sistema deve evoluir gradualmente até atingir todo o seu potencial.
GM não confirmou se a nova tecnologia terá nome “Super Cruzeiro”o mesmo nome do sistema atual, que permite dirigir sem usar as mãos 600.000 milhas de estradas pré-mapeadas na América do Norte. O Super Cruzeiro monitora a atenção do motorista através sensores e câmeras de detecção de olhos.
A montadora foi primeiro no mundo a oferecer um sistema mãos-livres em 2016mas a sua expansão foi lenta até anos recentes. Segundo Maria BarraCEO da GM, a implementação do novo sistema será significativamente mais rápido do que o Super Cruise original.
Energia GM
De 2026GM começará a oferecer seus Sistema de Energia Doméstica – que inclui carregamento bidirecional de veículos elétricos (EVs) e bateria residencial estacionária – através locaçãoem vez de vendas diretas.
O locação vai começar com Proprietários de veículos totalmente elétricos da GM e posteriormente será estendido a outros clientes interessados em energia de reserva e integração solarde acordo com a empresa.
O Energia GMlançado em 2022é uma das frentes de crescimento da montadora no setor de energia e mobilidade elétrica. Criado para competir com Teslaa unidade fornece baterias, carregadores EV e software visando otimizar o carregamento e resiliência energética diante de interrupções na rede elétrica.
A GM não divulgou o tamanho ou a receita da operação, mas em publicação recente, Wade Sheffer, vice-presidente da GM Energyafirmou que o a dinâmica dos serviços está crescendo.
“É realmente incrível ver todas as grandes coisas que estão no horizonte, e sei que iremos entregar aos nossos clientes – e isso é o que mais importa”, disse ele. Maria Barra. “Este momento se baseia em nossa história e define o rumo.”
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