Usuários adultos de Bate-papoGPT em breve poderá acessar uma versão menos censurada do chatbot de inteligência artificial, que incluirá materiais eróticos. O anúncio foi feito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma aparente mudança de política.
“Em dezembro, à medida que implementarmos de forma mais completa a verificação de idade e seguirmos nosso princípio de ‘tratar usuários adultos como adultos’, permitiremos ainda mais conteúdo, como erotismo para adultos verificados”, disse Altman em uma postagem nas redes sociais na terça-feira.
Embora ainda não esteja claro quais materiais serão permitidos, a medida poderá representar uma mudança significativa na política da OpenAI, que anteriormente proibia esse tipo de conteúdo na maioria dos contextos.
Leia também:
De acordo com Altman, as versões atuais do ChatGPT foram configuradas de forma “bastante restritiva” para proteger os usuários de riscos à saúde mental, mas esta abordagem tornou o chatbot “menos útil”. [e menos agradável para muitos usuários que não tinham problemas de saúde mental]”.
“Agora que podemos mitigar problemas graves de saúde mental e temos novas ferramentas, seremos capazes de relaxar as restrições com segurança na maioria dos casos”, disse ele.
Essas “novas ferramentas” parecem referir-se a recursos de segurança e controles parentais lançados no mês passado para responder às preocupações sobre como o chatbot impactou a saúde mental dos usuários mais jovens. No entanto, com as salvaguardas ampliadas para menores, Altman parece pronto para que o ChatGPT adote uma abordagem mais flexível para adultos.
A OpenAI já havia sugerido essa mudança em fevereiro, quando o texto da página “Model Spec” foi atualizado para esclarecer que, para “maximizar a liberdade” dos usuários, apenas conteúdos sexuais envolvendo menores eram proibidos. Ainda assim, o conteúdo erótico foi considerado “conteúdo sensível” a ser gerado apenas em determinados contextos permitidos.
Além do lançamento em dezembro, Altman disse que uma nova versão do ChatGPT será lançada nas próximas semanas, permitindo que o chatbot adote personalidades mais distintas – com base nas atualizações da versão mais recente, GPT‑4o.
“Se você deseja que seu ChatGPT responda de uma forma muito humana, use muitos emojis ou aja como um amigo, o ChatGPT deveria fazer isso”, disse ele. “Mas só se você quiser.”
Crescimento vs. segurança
Após a postagem de Altman na terça-feira, alguns usuários nas redes sociais rapidamente se lembraram de suas declarações anteriores, nas quais ele sugeria que o ChatGPT não implementaria recursos de bate-papo sexualizados, ao contrário de modelos rivais como Grok, da xAI.
Numa entrevista em agosto, o jornalista independente de tecnologia Cleo Abram pediu a Altman que desse um exemplo de uma decisão que ele tomou que foi boa para o mundo, mas não boa para vencer a corrida da IA.
“Bem, ainda não colocamos um avatar de robô sexual no ChatGPT”, disse Altman, em uma aparente referência aos provocadores companheiros de IA lançados pelo xAI de Elon Musk.
A mudança de política de Altman chega num momento delicado para a OpenAI, que já enfrenta um escrutínio cada vez maior sobre as suas práticas de segurança. Em setembro, a Comissão Federal de Comércio (FTC) abriu uma investigação sobre diversas empresas de tecnologia, incluindo a OpenAI, devido aos riscos potenciais para crianças e adolescentes.
Isso ocorreu após uma ação movida por um casal da Califórnia que alegou que o ChatGPT contribuiu para o suicídio de seu filho de 16 anos.
Na terça-feira, a OpenAI também anunciou a criação de um conselho de oito especialistas em bem-estar e IA para aconselhar a empresa sobre como a inteligência artificial afeta a saúde mental, as emoções e a motivação dos usuários.
O conselho ajudará a OpenAI a definir como devem ser as interações saudáveis com a IA por meio de check-ins e reuniões recorrentes, disse a empresa.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.