O varejista de moda sueco H&M estreou no Brasil em agosto deste ano, com a abertura de quatro lojas No estado de São Paulo. Logo depois, a marca expandiu suas operações no país com a abertura de mais unidades em São Paulo, em Rio de Janeiro e em Porto Alegre. H&M tem mais do que 4 mil pontos de venda em 78 paísesE o Brasil está em seus planos de expansão desde 2014.
O Banco Santander realizou uma análise que concluiu que a H&M deveria competir diretamente com redes abertas publicamente no Brasil, como o AQUIum Riachuelo (Grupo Guararapes) e Renner.
Sobre vir ao Brasil e competitividade no mercado, o gerente regional da H&M, Joaquim PereiraEle disse em uma entrevista exclusiva: “Existem muitas marcas locais que oferecem um produto de nível muito bom e de nível de preço. O que focamos é o nosso modelo de negócios. É moda e qualidade pelo melhor preço possível, de maneira sustentável”.
Nova competição
O relatório do Santander também aponta que, à medida que a entrada da H&M acontece gradualmente, outras redes têm mais tempo para ajustar estratégias, sem pressão imediata nas margens de lucro.
De acordo com Pereira, este é um posicionamento estratégico: “Tentamos olhar para o mercado e tentamos produzir o que o mercado precisa pelo preço mais acessível para o cliente. E é isso que tentamos fazer, tentando ser competitivo. Não sejamos os mais baratos, não seremos os mais caros, mas teremos uma mistura muito boa de moda, qualidade e preço” “”
Sobre a introdução de outro jogador no setor, o Riachuelo CFO, Miguel Cafruniele disse em uma entrevista exclusiva com Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado: “Achamos a concorrência muito saudável para a indústria. Em casa, temos fortalezas muito robustas e importantes para sempre procurar ser de maneira muito competitiva, oferecendo moda de qualidade ao consumidor”.
Leia mais:
As ações da H&M sobem 10% após as vendas excedem as expectativas no terceiro trimestre
A H&M acaba de chegar ao Brasil e já anuncia mais 4 novas lojas
Jini NogueiraDiretor de desenvolvimento e expansão do AzzasTambém comentou em uma entrevista exclusiva: “A concorrência é sempre muito positiva. No nosso caso, temos uma dimensão e um tamanho de grupo que nos permite ter acesso a muitos dados, muitas informações, e isso nos ajuda a ter um ótimo diferencial quando comparado à competição”.
Além da introdução de um concorrente como a H&M, o setor já disputado espaço em 2024 com plataformas online asiáticas como SheinAssim, Sapato e AliexpressMesmo com a chamada “Taxa de blusas”20% de imposto para compras internacionais de até US $ 50.
A resposta das redes de moda foi investir em Integração de canais de vendas. C&O CEO, Paulo CorreiaEle enfatizou que esse tipo de competição é “parte do jogo” e defendeu a estratégia de integração entre a plataforma on -line e as lojas físicas: “A competição desses jogadores totalmente on -line, acho que faz parte do jogo, faz parte da gama de opções que o consumidor tem quando se trata de tomar a decisão de comprar um produto de moda. Mas acreditamos muito na integração dos dois mundos”.
Logística para redes de moda
Outra questão central nas estratégias é o logísticafocando em ter operações no Brasil para distribuição e produção no próprio país.
Para Riachuelo, isso representa uma vantagem operacional. “Temos uma cadeia inteira que é diferencial e única no varejo doméstico. É aqui que basicamente produzimos 50% de nossa produção e nos fazemos ficar muito receptivos, muito ágeis, sempre estarmos conectados por meio de nossos canais, seja físico ou online”disse Cafruni.
Não é de admirar que a H&M chegue ao país com parte de sua produção acontecendo aqui. Segundo Pereira, parte da coleção é produzida no Brasil, com 100% dos sapatos e parte de Denim/Ganga Feito localmente. “Isso mostra um pouco o compromisso que vemos com o Brasil. Chegamos forte, mas humilde também, porque sabemos que nem tudo será perfeito”.
Ações dos varejistas
H&M: com aberto publicamente na Suécia, registrado Cair em ações em 2025. O grupo fechou o último ano com 234 milhões de coroas suecas em vendas líquidas.
AQUI: As ações mais do que Dobrado desde janeiro. Presente em 24 países, a empresa está no Brasil há cerca de 50 anoscom mais de 300 lojas. Em 2024, receita líquida avançada 13%alcançando R $ 7 bilhões.
Grupo Guararapes (Riachuelo): Desde o início de 2025, as ações aumentaram 60%. O grupo tem mais do que 400 lojas e receita líquida registrada de R $ 7 bilhões em 2024com aumento de 11% em vendas nas mesmas lojas.
Azzas: 20% em ações. Com 27 marcas e mais do que 2 mil lojaso grupo alcançou receita bruta de R $ 14 bilhões em 2024alto 10%.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings