A variação negativa de 0,69% nó Índice de preços alimentares da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura) em setembro de 2025 128,8 pontosmenor que 129,7 pontos Agosto. Este movimento foi devido a reduções nos preços de cereaisAssim, laticínioAssim, açúcar e óleos vegetaisque superou o aumento registrado na carne.
Apesar da retração no mês, o índice permanece 3,4% mais alto do que em setembro de 2024, mas ainda 19,6% Abaixo do registro alcançado em março de 2022. O grupo de cereais apresentados 105 pontosque representa a retirada de 0,6% comparado ao mês anterior e 7,5% Abaixo do nível de doze meses atrás. O trigo recuou pelo terceiro mês consecutivo, influenciado pela demanda internacional enfraquecida e colheitas abundantes no RússiaAssim, Europa e América do Norte.
Pexels.
Desempenho dos principais grupos de alimentos
O milho teve uma redução em face de altas expectativas de colheita no Brasil e em Estados Unidosjuntamente com a suspensão temporária do imposto de exportação do Argentina. Na direção oposta, cevada e sorgo escalou, enquanto o arroz Teve uma queda 0,5% devido à oferta exportável e menor demanda de países como Filipinas e Mercados africanos.
No segmento de óleos vegetaiso índice atingiu 167,9 pontosretiro de 0,7% no mês, mas ainda 18% acima de setembro de 2024. óleo de palma caiu após as ações em Malásia atingir o nível mais alto em 20 meses e o de soja Ele cedeu novamente, refletindo uma maior disponibilidade argentina após a suspensão dos impostos sobre a exportação. Os altos nos óleos de girassol e colza eram insuficientes para compensar essas quedas.
O índice de carne subiu para 127,8 pontosalto 0,7% em setembro e 6,6% Comparado ao mesmo período de 2024, atingindo um novo recorde. O aumento foi liderado por carne de carne e ovelha. Nós Estados Unidosforte demanda e redução de importações aumentadas de suprimentos, especialmente Austráliaonde também havia elevação de preços. Nó BrasilA carne de carne bovina valorizou a demanda internacional, mesmo com tarifas adicionais de Estados Unidos. Já o ovelha registrou um forte aumento no meio da demanda mundial e uma oferta restrita de Oceânia. Os preços de carne suína e de frango permaneceu estável, apesar das tarifas chinesas no carne de porco Restrições européias e pontuais devido à gripe aviária.
O segmento de laticínio retido 2,6% em setembro, caindo para 148.3 pontos na terceira queda mensal consecutiva, mas permanece quase 9% acima do ano anterior. O manteiga teve o maior declínio, 7%enquanto o leite desnatado caiu 4,3% e o completoAssim, 3,1%. O queijo Dificilmente variou. A queda na manteiga refletiu a elevação sazonal na oferta de creme após o final da temporada de sorvete no hemisfério norte e expectativa de um aumento na produção de Nova Zelândia.

Umplash.
Queda significativa no açúcar
Nó açúcarO índice caiu para 99,4 pontosredução de 4,1% comparado a agosto e 21,3% Na comparação anual, atingindo o menor valor desde março de 2021. O retiro foi causado pela produção acima do esperado Brasilcom moagem volumosa e maior direção da cana -de -açúcar para o açúcar nas regiões do sul. Colheitas positivas no Índia e TailândiaApós as chuvas de monções favoráveis e a expansão da área cultivada, eles também pressionaram os preços.

Umplash.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings