O Venezuela antecipa o Natal, prepara tropas e se organiza para decretar exceção com poderes especiais para o presidente Nicolás Maduroenquanto Navios de guerra dos EUA Ligue para o Caribe no que Caracas considera um “Ameaça militar”.
O governo de Maduro denuncia sete semanas de “Guerra psicológica” e de “cerco” Devido a esta operação, que, de acordo com Washingtonprocura combater uma rede de tráfico de drogas supostamente liderado pelo agente venezuelano.
Quatro barcos de supostos traficantes de drogas foram destruídos por ataques americanos nas últimas semanas.
Venezuela, que denuncia um “Pena de morte” em Alto-Maracredita que o presidente Donald Trump está usando o tráfico de drogas como pretexto falso para derrubar e apreender maiores reservas de petróleo do mundo.
Maduro respondeu com a mobilização de milícias e exercícios militares. Também previsto, por decreto, o início do Natal para 1º de outubrodefendendo “O direito à felicidade”. Fez o mesmo em 2024Após protestos pós-eleição que deixaram 28 mortos e 2.400 detidos.
Leia mais:
Tensão: Venezuela acusa os EUA de interceptar um barco de pesca em sua zona marítima
Maduro pede diálogo após a ameaça de Trump para derrubar combatentes venezuelanos
Decreto de comoção externo
A presença de Oito navios de guerra do Caribe constitui a “Ameaça desproporcional” e “injustificável”de acordo com Maduro, que já preparou um Decreto de comoção externa – Medida excepcional para conflitos armados que expandem seus poderes.
“Pode ser decretado em caso de conflito externo, o que colocou em risco seriamente a segurança da nação, seus cidadãos ou suas instituições”, indica o texto.
É um “Instrumento constitucional (que) tenho em minhas mãos, caso a terra natal seja atacada militarmente, algo que esperamos com a graça de Deus que não ocorre”.disse Maduro.
“É uma medida de defesa da nação, que é uma atribuição exclusiva do presidente da República para tomar ações, medidas extraordinárias diante de uma ameaça iminente”, disse ele ao The the AFP o deputado governante Iris Varela.
“A Venezuela não é um narcotista, a Venezuela é um tanqueA Venezuela tem muitas riquezas ”, disse ele.
O escopo do decreto não está claro. Nunca foi aplicado antes e pode levar a suspensão de garantias constitucionais.
Juan Carlos Apitzreitor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Políticas do Universidade Central da Venezuela (UCV)esclareceu que direitos fundamentais como o direito à vida, igualdade ou informação “não pode ser limitado”.
Leia mais
Terremoto com magnitude de 6,2 atinge a Venezuela
Tensão: Venezuela acusa os EUA de interceptar um barco de pesca em sua zona marítima
‘Dissuversia Step’
Embora seja comentado sobre um eventual Invasão estrangeira Nas redes sociais e reuniões familiares, o Venezuelanos estão mais preocupados com o inflação e o salários baixosE a maioria teme falar publicamente sobre isso.
“Temos tantos problemas em nossas vidas diárias que não sentimos esse conflito: inflação, contração econômica, são situações que não permitem que os venezuelanos olhem para outras questões”, disse ele Juan Carlos Apitz.
Para Benigno Alarcónanalista político especializado em conflito e negociação, “Há uma operação que está em uma fase dissuasiva”mas “As fases de dissuasão podem se desgastar muito rapidamente”.
“A maneira de fazer uma ameaça credível é para abordagens progressivas”, disse ele.
Fontes militares citadas pela rede americana NBC News indicou que o Estados Unidos preparar Ataques a traficantes de drogas na Venezuela.
Venezuela é “Objeto de um bloqueio naval real, mesmo que eles queiram disfarçá -lo como uma luta contra o tráfico de drogas”denunciou o vice -adjunto do oponente Timoteo Zambrano. “Estamos em uma situação antes da guerra”, disse ele.
‘Resistência ativa prolongada’
A Venezuela acusa Donald Trump para subestimar capacidades militares do país e para incentivar uma guerra em CaribeEnquanto o instiga a negociar. Maduro até enviou um carta ao seu homólogo americano com um pedido de diálogo. O Casa Branca Ele descartou mudar sua posição.
Figuras -chave do governo venezuelano, como o ministro do Interior, Diosdado CabelloEles reconheceram que a Venezuela está longe do poder militar dos Estados Unidos.
“Quem disse que temos uma força armada como a dos Estados Unidos? (…) Quem disse que temos a aviação que os Estados Unidos têm? Ninguém disse isso”, ele observou Cabello. “É estúpido pensar isso.”
“Nossa estratégia é Resistência ativa prolongada, ofensiva permanente”, Garantido Cabello, comparando o poder militar dos Estados Unidos com aliados como China, Rússia e Irã.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings