A tecnologia de direção autônoma de Qualcommdesenvolvido em parceria com BMWDeve despertar interesse de outras montadoras dispostas a licenciar o sistema, disse ao CEO dos chips gigantes americanos para CNBC.
As declarações reforçam como a Qualcomm, um dos principais nomes do mercado de chips de smartphones, tem diversificado seu desempenho em novas áreas – o automotivo é uma de suas divisões de crescimento mais rápidas.
Na semana passada, a Qualcomm e a montadora alemã BMW anunciaram um sistema de direção automatizado com base nos semicondutores da empresa americana.
Chamado Sistema de condução automatizado do Snapdragon Ride PilotO recurso é um tipo de assistência de gerenciamento. Ele permite dirigir sem certos trechos de estrada ou até trocar de pista automaticamente, mas não transforma o carro em um veículo totalmente autônomo.
Leia também:
BMW apostas em software e valor da marca para enfrentar a Tesla e os rivais chineses
A BMW instalará uma nova tela panorâmica em todos os veículos
O sistema fará sua estréia no novo BMW IX3, e as empresas dizem que estará disponível em 100 países até 2026.
Apesar de ter sido desenvolvido junto com a BMW, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, disse em entrevista à CNBC na terça -feira que a tecnologia foi projetada para ser licenciada a outras montadoras.
“Todo mundo estava esperando por esse momento, inclusive nós mesmos, porque as pessoas queriam ver como o sistema se comporta nas ruas”, disse Amon, acrescentando que o BMW IX3 será lançado com tecnologia de direção automatizada em 60 países. Isso permitirá que o sistema seja demonstrado, disse ele.
“Eu acredito nisso como OEMs [fabricantes originais] Avalie como a tecnologia se compara e como é competitiva, deve desencadear um efeito dominó ”, afirmou o executivo, prevendo o interesse de outras montadoras.
O CEO da Qualcomm disse que a empresa já “avançou muito” em conversas com outros fabricantes, mas “não está pronta para anunciar novas parcerias.
Qualcomm apostou alto no setor automotivo
A principal fonte de receita da Qualcomm ainda são chips que alimentam smartphones como Samsung e Xiaomi.
No entanto, a Amon tem procurado diversificar os negócios da empresa em novas áreas, como chips de PC, semicondutores para data centers e soluções para o setor automotivo.
Ele tem grandes expectativas para esta divisão, que levantou quase US $ 1 bilhão no trimestre encerrado em junho, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. A empresa já alegou esperar que sua receita automotiva atinja US $ 8 bilhões no ano fiscal de 2029.
Para atingir esse objetivo, a Qualcomm vem desenvolvendo tecnologias para diferentes partes de um carro. Seus chips podem, por exemplo, alimentar sistemas de entretenimento a bordo. Na segunda -feira (8), a empresa anunciou uma parceria com o Google Cloud que permitirá que as montadoras criem seus próprios assistentes digitais.
““[A Qualcomm] Está construindo um ecossistema inteiro liderado por software ”, disse Murtuza Ali, analista sênior da Counterpoint Research, à CNBC.“ O principal é que agora eles oferecem uma solução totalmente integrada para autonomia, algo antes. ”
As empresas automotivas tradicionais, especialmente na Europa, são vistas como atrasadas nos rivais chineses quando se trata de tecnologia de direção autônoma.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.