A empresa de semicondutores chineses Cambricon Ele registrou um lucro recorde na primeira metade do ano, destacando como os concorrentes locais da NVIDIA estão ganhando força, enquanto Pequim procura aumentar sua indústria doméstica.
Cambricon está entre as várias empresas da China que vive a ser uma alternativa ao gigante americano NVIDIA no fornecimento de chips necessários para treinar e executar aplicações e modelos de inteligência artificial.
Na primeira metade do ano, Cambricon relatou que a receita cresceu mais de 4.000% no mesmo período do ano passado, atingindo 2,88 bilhões de yuans chineses (US $ 402,7 milhões) e o lucro líquido atingiu o recorde de 1,04 bilhão de yuan. Os números ainda são pequenos em comparação com os da NVIDIA, que reportaram US $ 44 bilhões em receita de fevereiro a abril. A gigante da tecnologia deve divulgar seus resultados do segundo trimestre fiscal hoje.
Leia também:
Nvidia atinge quase US $ 4 trilhões em valor de mercado e distâncias de rivais
A NVIDIA pode suspender a produção do chip H20 após restrições da China, dizem relatórios relatórios
Ainda assim, o crescimento da receita da Cambricon mostra como as empresas de tecnologia da China estão procurando alternativas à NVIDIA, dada a constante ameaça de ser reduzido do acesso à tecnologia americana.
Este ano, a NVIDIA foi impedida de vender seu chip H20 simplificado para a China. Desde então, as exportações foram retomadas, mas a empresa deve compartilhar 15% da receita de vendas para o país com o governo dos EUA.
Enquanto isso, a China desencorajou as empresas locais a comprar os chips H20 da Nvidia. Os gigantes da tecnologia chinesa usaram chips locais, bem como o hardware da NVIDIA que pode adquirir, que beneficiou empresas como a Cambricon.
A Cambricon compartilha mais que dobrou este ano, e a empresa acrescentou mais de US $ 40 bilhões à sua capitalização de mercado, de acordo com a S&P Capital IQ. O valor total da empresa é de cerca de US $ 80 bilhões.
A força da NVIDIA não está apenas no seu hardware, mas também em seu software, ao qual os desenvolvedores estão acostumados. Na quarta -feira, a Cambricon informou que também está melhorando sua oferta de software e funciona no hardware da próxima geração.
Mesmo assim, os rivais chineses da Nvidia enfrentam muitos obstáculos para superar a concorrência. Sua tecnologia ainda está muito atrás da NVIDIA, e a perspectiva de longo prazo é ainda mais desafiadora devido a controles de exportação, que isolam a China das técnicas de fabricação de chips mais avançadas, bloqueando os avanços na dica de IA do país do país.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.