O SpaceX é avaliado em cerca de US $ 400 bilhões (R $ 2,17 trilhões) e é uma peça -chave para o acesso ao espaço, mas nem sempre foi o poder que é hoje.
Elon Musk fundou a empresa em 2002. Usando o dinheiro que você ganhou vendendo PayPalAlmíscar e sua nova empresa desenvolveram o primeiro foguete, o Falcon 1Desafiar os provedores de lançamento que já dominavam o setor.
“Naquela época, havia várias startups aeroespaciais tentando entrar neste mercado. Eles perceberam que havia um monopólio chamado United Launch Alliance. Esta empresa nasceu da fusão entre os Boeing e o Lockheed no setor de lançamento de foguetes e cobrou ao governo centenas de milhões de dólares para lançar satélites ”, explicou ele Lori Garverex -administrador do NASA.
O início turbulento da SpaceX
Em 2003Almíscar desfilou com o Falcon 1 pelas ruas de Washington tentando chamar a atenção das agências governamentais e os contratos milionários que eles ofereceram. A estratégia funcionou: em 2004um SpaceX Tenho alguns milhões de dólares de Darp (Agência de Projeto de Pesquisa de Defesa Avançada) e Força Aérea dos EUA Para continuar desenvolvendo seus foguetes.
Mesmo com o apoio do governo, a empresa procurou no início. As três primeiras tentativas de lançar o Falcon 1 falharam em chegar à órbita.
“O que salvou a empresa, quando estava à beira da falência, foi o NASA e especialmente o contrato inicial para transporte comercial de carga ”, disse ele Chris QuiltyPresidente e Coa-Cea da Espaço QuiltyEmpresa de pesquisa focada no setor espacial.
Em 2008Alguns meses após o primeiro voo bem -sucedido do Falcon 1, a NASA assinou com o SpaceX um contrato US $ 1,6 bilhão (R $ 8,67 bilhões), chamado Serviços comerciais de Sumpply. O acordo desde que a SpaceX usasse seu novo foguete, o Falcon 9junto com a cápsula Dragãopara trazer carga e suprimentos para a estação espacial internacional por toda parte 12 missões.
Em 2014SpaceX ganhou outro contrato da NASA, neste momento de US $ 2,6 bilhões (R $ 14,1 bilhões), para desenvolver e operar veículos capazes de transportar astronautas de ida e volta.
Liderança da SpaceX no setor espacial global
Atualmente, o SpaceX domina grande parte do mercado espacial, de lançamentos a satélites. Em 2024a empresa fez um número recorde de 134 lançamentos orbitaismais que o dobro do segundo lugar, o Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da ChinaDe acordo com a consultoria Brycetech. Estes 134 lançamentos representados 83% de todos os espaços lançados no ano passado. De acordo com um relatório de Bloomberg Julho, SpaceX é avaliado em US $ 400 bilhões (R $ 2,17 trilhões).
A cápsula Dragão e o foguete Falcon 9 SpaceX é hoje o principal meio pelo qual o NASA Envia astronautas e suprimentos para Estação Espacial Internacional. Satélites Starlink Da empresa tornou -se essencial para fornecer a Internet em áreas remotas e também para nós, aliados nos tempos de guerra. O foguete Naves estelaresque ainda está na fase de teste, é a chave para os planos dos EUA de retornar Lua. SpaceX também está construindo uma rede de satélites espiões para o governo dos EUA, o Starshieldatravés de um US $ 1,8 bilhão (R $ 9,75 bilhões). Até concorrentes como o Amazon e o OneWeb Eles lançaram seus satélites usando Rockets SpaceX.
“Quem mudou o ecossistema espacial era realmente espacial”, disse ele Lori Garver. “O acesso mais barato ao espaço é fazer um sonho antigo. Isso criou uma comunidade global de empresas que hoje têm acesso ao espaço”.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.