A startup de inteligência artificial Perplexity Ai fez uma oferta inquenso de US $ 34,5 bilhões pelo navegador Chrome do Google, confirmou o CNBC Nesta terça -feira (12). O valor excede a avaliação atual da perplexidade, mas a empresa afirma ter o apoio de vários investidores para permitir o contrato. Em julho, a startup foi avaliada em US $ 18 bilhões após uma extensão que estabeleceu seu valor em US $ 14 bilhões alguns meses antes.
O Google não respondeu imediatamente à solicitação de comentário da CNBC. O Wall Street Journal Foi o primeiro a relatar a proposta.
Mais conhecido por seu mecanismo de busca de inteligência artificial, que fornece respostas diretas acompanhadas de links para o conteúdo original, a Perplexity lançou no mês passado seu próprio navegador com IA, Comet. A empresa contesta espaço na corrida pela supremacia na inteligência artificial geral, enfrentando rivais como Goal e Openai, que oferecem altos salários e bônus generosos para atrair os melhores engenheiros.
Saber mais:
Receita Tripla de Fintech Barte por US $ 150 mi e pode ser avaliada em mais de US $ 1 bilhão
Usando a IA, a startup quer “democratizar o seletivo” e mudar o futebol base no Brasil
O Google não financia 58 organizações relacionadas a políticas dei, relatório de pontos
As grandes empresas de tecnologia investem dezenas de bilhões de dólares por ano em infraestrutura de IA para treinar modelos de idiomas avançados e suportar operações de alta demanda, enquanto as startups levantam grandes recursos dos fundos de capital de risco, Fundos de hedge e gigantes do setor para financiar hardware e expandir equipes. No início deste ano, a perplexidade foi investigada pelo objetivo de uma possível aquisição, mas o negócio não avançou.
A proposta da Perplexity vem no contexto do aumento da pressão regulatória no Google. O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) sugeriu que a empresa descarregue o Chrome como parte de um processo antitruste que perdeu no ano passado. O tribunal determinou que o Google tem um monopólio ilegal no mercado de pesquisa on -line.
O Google respondeu acusando o DOJO de adotar “uma agenda de intervencionistas radicais” e classificou a proposta como “extremamente ampla”, sem detalhamento de como pretende reestruturar seus negócios após a decisão.
Lançado em 2008, o Chrome é uma das principais portas de entrada da Internet e fornece dados estratégicos do Google usados na segmentação de anúncios. Para o Departamento de Defesa, forçar a empresa a vender o navegador criaria um ambiente mais equilibrado para os concorrentes no mercado de pesquisa.
“Para reparar esses danos, o [Decisão Final Proposta Inicial] Exige que o Google desfazer o Chrome, encerrando permanentemente o controle da empresa sobre esse ponto crítico de acesso à pesquisa e permitindo que os mecanismos rivais acessem o navegador que, para muitos usuários, é a porta de entrada para a Internet “, disse a agência em um documento divulgado após a decisão do tribunal.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.