No mundo dos pagamentos on -line, a palavra da moda é atualmente “sem fricção”, pois as empresas atraem clientes com opções de pagamento on -line cada vez mais convenientes. Pense no equivalente online de um aceno biométrico: Quanto menos etapas envolvidas, mais clientes comprarão, dizem os especialistas.
Com esse objetivo em mente, a crescente presença de IA generativa, como o ChatGPT, no ecossistema de compras, em breve pode assumir um formulário que tem um impacto no modelo econômico do varejo on -line.
Hoje, ao procurar um grande casaco masculino de névoa de Londres no ChatGPT, você verá uma opção de compra, mas ainda precisa clicar no site da London Fog para concluir a transação. Mas isso pode mudar em breve.
O mecanismo de pesquisa genu ai A perplexidade já tem um acordo com o PayPal Para esse tipo de função, permitindo que os compradores on -line compram como ingressos para concertos e viagens diretamente no chat. Os pagamentos são concluídos com O PayPal Ou Venmo, e o PayPal cuida do processamento, envio, rastreamento e receita.
O Financial Times informou no mês passado que um O sistema de checkout integrado está chegando ao chatgpt, com parceiros como Shopifypara que os usuários possam concluir a transação na plataforma. Os comerciantes pagarão uma comissão ao OpenAI. Openai e Shopify não confirmaram os planos. A empresa de IA já Ele trabalhou com o Shopify em um assistente de IA Para vendas on -line.
OpenAI já lançou vários recursos Projetado para melhorar as compras e outras experiências do consumidor, e os especialistas dizem que esse uso adicional da IA da geração no futuro do varejo deve ser esperado, e as empresas precisam planejar as consequências hoje.
“Permitir que os clientes comprem sem sair, o bate -papo terá um impacto significativo no ciclo de vendas”, disse Elizabeth Perkins, professora de administração de empresas e economia no Roanoke College. Mas ela acrescentou que, do ponto de vista de marketing, sempre que você consolida ou elimina parte do ciclo de compra, você torna seu cliente muito mais perto de gastar dinheiro. “Não há mais etapas demoradas. Os clientes conseguem o que querem mais rapidamente, com menos complicações e, honestamente, menos propensos a mudar de idéia”, disse Perkins.
Uma ameaça para os bancos, Venmo, Paypal, Apple Pay?
A Perikins afirma que as interfaces de pagamento como Venmo ou Apple Pay podem ser interrompidas. Mas Paul McAdam, diretor sênior de inteligência do JD Power, acredita que, embora os recursos de check -out com a IA revolucionem o ecossistema de checkout, os grandes players encontrarão uma maneira de permanecer no mercado.
“Este é outro concorrente que procura uma fatia do bolo. Será fascinante ver como os bancos reagirão a ele. Haverá uma reestruturação”, mas ele acrescentou: “Paypal, Apple e Google estão bastante entrincheirados, então não acho que eles vão a lugar algum. Isso afetará iniciantes, alguns dos quais provavelmente serão engolidos por maiores competitores”.
Nó eBayO check -out de IA não está sendo visto como uma ameaça, mas como um sinal de mais inovação no setor.
“A IA está se mostrando excelente na aceleração de fluxos de trabalho e na geração de idéias. Acreditamos que a verdadeira mágica está em unir essa velocidade e escala com comunidades confiáveis, especializadas e entusiasmadas”, disse Blair Ethington, vice -presidente da divisão de foco da empresa e do comprador.
O Ithington diz que o eBay investirá fortemente em uma experiência aprimorada de IA no checkout, que oferece produtos e diretrizes hiperpessoalizados reais de tempo ajustados às preferências de compra de cada comprador. “Por fim, acreditamos que nossa escala, inventário exclusivo e comunidade confiável nos posicionam muito bem para prosperar em um futuro de comércio e -comércio”, disse Ethington.
O PayPal destacou o acordo com a perplexidade como um sinal de sua adesão ao apelo da geração da IA, em vez de vê -lo como uma ameaça.
“Estamos em parceria com alguns dos maiores players deste segmento, como perplexidade, para oferecer pagamentos personalizados e experiências comerciais, seguras e integradas à nossa rede de mais de 400 milhões de consumidores e comerciantes em todo o mundo”, disse um porta -voz do PayPal.
A experiência de check -out on -line está pronta para mudanças, de acordo com Dee Waddell, diretor global de setores de viagens e transporte da IBM. “Os consumidores não estão mais satisfeitos com o status quo”Disse Waddell, citando um Estudo recente da IBM O que mostra que apenas 14% dos consumidores dizem que estão satisfeitos com sua experiência de comércio eletrônico. “Eles estão exigindo experiências integradas e hiperpersonalizadas em todos os pontos de contato, e os varejistas precisam recorrer à IA para atender a essas expectativas”, disse Waddell.
Os varejistas da IBM estão priorizando a IA para fornecer uma experiência fluida ao longo da jornada do cliente. “Acredito que estamos prestes a uma revolução, na qual plataformas generativas de IA, como o ChatGPT, atuarão como ‘assistentes pessoais’ para otimizar a experiência de compra digital, desde a descoberta de produtos até a entrega”, disse Waddell.
Controlando a pré-venda do futuro
A experiência de compra on -line do futuro pode incluir um consumidor acessando o ChatGPT ou o Claude da Anthrópica para pedir idéias de presentes. Então, diz Waddell, sem sair do bate -papo, ele receberá recomendações personalizadas, confirmará facilmente o método de pagamento, verifique o endereço de entrega e concluirá a compra.
“Nesse novo modelo, o assistente pessoal da IA se torna mercado. Isso significa que os varejistas precisarão solidificar seus ecossistemas e estratégias de canal”, disse Waddell, acrescentando que as empresas precisarão fazer parceria com fornecedores de canais que desejam trabalhar com empresas gerais de IA ou recorrer diretamente a esses fornecedores. “Isso será fundamental para permanecer relevante e oferecer as experiências de compra integradas que os consumidores estão exigentes”, disse Waddell.
Alex Graf, co -fundador e CEO da plataforma de comércio digital Spryker e autor de ″ O livro de comércio eletrônico ”, diz que este é o começo de uma mudança radical na maneira como as pessoas compram on-line. No entanto, ele diz que o foco na ameaça aos processadores de pagamento ignora o maior resultado perturbador dessa mudança.
“Estamos testemunhando uma mudança estrutural na cadeia de valor do comércio eletrônico, e o ChatGPT está no centro dela. O jogo antigo era sobre aqueles que podiam fechar a venda. O novo jogo é sobre aqueles que controlam a pré-venda e chamam a atenção do usuário primeiro”, disse Graf, acrescentando que isso é que os LLMs desestabilizarão as empresas tradicionais. Cada vez mais, diz Graf, será Chatgpt e Claude que orientarão a descoberta, selecionarão as opções e comprimirão a tomada de decisão dos clientes.
“Para os jogadores do comércio eletrônico que dependem do ‘tempo de exibição’ para manter os usuários navegando, como Amazon, Etsy ou mesmo Shopify, isso é uma ameaça existencial”, disse Graf.
“Os usuários que já iniciaram sua pesquisa em plataformas de comércio eletrônico agora estão começando com a IA. E aqui está o ponto crucial: vender o produto não é mais a margem de lucro. Ele está vendendo o público”, disse Graf, observando que os anúncios exibidos nos ecossistemas de comércio eletrônico se tornaram um mercado global de US $ 50 bilhões.
“Os negócios mais lucrativos da Amazon não são primos ou da AWS, é a mídia de varejo”, disse Graf.
Amazonestá investindo fortemente em seus próprios Recursos de IA generativos para compras e fez investimentos significativos em empresas gerais de IA, incluindo antropia.
Graf diz que quando uma geração de IA como ChatGPT se torna a “nova página inicial” do comércio, ele não precisa vender produtos diretamente.
“Basta controlar o tempo de exibição e depois monetizar através de posições pagas, links de afiliados e recomendações de produtos, assim como a Amazon faz internamente. Isso redireciona bilhões em potencial receita de mídia de varejo para quem possui essa camada de conversação”, disse Graf.
Negócio de anúncios da Amazon Foi um ponto positivo nos lucros dos últimos trimestres.
O Graf afirma que fintechs como PayPal ou Zelle, o pedido de pagamento on -line administrado por um grande consórcio bancário será impactado, mas indiretamente. Depois que o ChatGPT, ou agentes de IA similares, dominam as compras de ponta a ponta, haverá menos espaço para ferramentas de pagamento de terceiros.
“Sistemas integrados ou carteiras nativas de IA podem ganhar essa fatia do bolo ao longo do tempo”, disse Graf.
Os vencedores finais, diz ele, serão aqueles que podem monetizar atenção e intenção, não apenas transações.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.