As redes de restaurantes apostam em proteínas para incentivar os clientes a pagar mais por macronutrientes extras em um momento em que muitos consumidores estão gastando menos.
De amantes de academia a usuários do GLP-1, como ozépico, muitos americanos tentam adicionar mais proteínas às suas dietas para ganhar ou manter a massa muscular e se sentir mais satisfeitas após as refeições.
Além disso, as tendências alimentares que não enfatizam o consumo de proteínas, como a dieta cetogênica, caíram em desuso.
“Muitos consumidores mais jovens são mais proativos em relação a seus hábitos de saúde, por isso estão procurando maneiras de apoiar a saúde agora e também no futuro”, disse Julia Mills, analista de alimentos e bebidas da empresa de pesquisa de mercado da Mintel.
“Geração alfa, Gen Z, Millennials “Esses consumidores são muito ativos nas redes sociais, por isso estão constantemente recebendo a mensagem de que precisam de mais proteínas e que a proteína ajuda a ganhar músculos e a ficar mais forte”.
Cerca de um terço dos consumidores disse que gosta de alimentos com alta proteína no segundo trimestre de 2025, contra 24% há três anos, segundo o DataSencial, que monitora menus de restaurantes e preferências de consumidores.
A tendência impulsionou uma invasão de produtos proteicos nas prateleiras de supermercados, desde waffles de Egvo enriquecidos com proteínas até pipoca de proteína Khloe Kardashian.
Mas essa tendência também chegou aos menus de restaurantes, que buscam maneiras de incentivar os clientes a pagar por alimentos e bebidas premium.
Veja o caso da Starbucks. A gigante do café anunciou no final de julho que lançaria 15 gramas de proteína congelada ainda este ano; O aumento normal da espuma fria geralmente custa US $ 1,25 a mais por bebida.
A nova espuma chega em um momento em que as vendas de rede nos EUA estão caindo no ano passado, pois os consumidores optam por preparar o café em casa ou procurar opções mais modernas.
O concorrente holandês Bros lançou um café de proteína no início de 2024 e cobra US $ 1 a mais pela personalização.
A inclusão no menu aumentou o forte crescimento nas vendas das mesmas lojas e lucros para a cadeia emergente.
“Nunca foi vilão”
Os restaurantes procuram atrair clientes como Jared Hutkowski, diretor de corretagem de 42 anos, que mora em Harrisburg, Pensilvânia. Funciona seis dias por semana e tenta atingir sua meta diária de proteína para melhorar a saúde física e geral. Quando come fora, tenta maximizar a ingestão de proteínas, embora às vezes escolha pizza de qualquer maneira.
“O maior fator é o que me sinto naquele dia, e então geralmente tento escolher uma refeição que tenha pelo menos uma parte de algum tipo de proteína”, disse Hutkowski.
Este ano, 28,4% dos menus de restaurantes dos EUA destacam “proteína”, em comparação com 5,9% por uma década, de acordo com o Datamenty. E a tendência parece ter força. O datamentário estabelece que, em 2029, mais de 40% dos restaurantes destacarão proteínas em seus menus.
“A proteína é uma daquelas coisas que nunca foi vilão, porque ninguém jamais disse que comer muita proteína pode fazer mal”, disse Minl’s Mills.
No curto prazo, consumir mais proteína do que o corpo provavelmente não causa problemas de saúde, mas a longo prazo pode causar problemas renais, de acordo com Diane Han, uma nutricionista registrada em São Francisco e fundadora da Woking Balanness Wellness.
A quantidade diária recomendada de proteína varia de acordo com o peso corporal, mas é de cerca de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, de acordo com os centros de controle e prevenção de doenças (CDC).
Para restaurantes, mudanças significativas no destaque da proteína ocorreram há alguns anos. Em 2021, a proteína estava presente em 11,5% dos menus; Em 2022, mais de um quarto dos menus do restaurante usou o termo, de acordo com dados do DataSencial. Naquele ano, o Dine Brands Ihop, por exemplo, lançou 18 gramas de proteína cada.
Proteína proeminente
Os restaurantes Casual rápido Eles são o segmento mais propenso para destacar a proteína em seus menus, graças à prática comum de pedir aos clientes que escolham sua proteína ou ofereçam a parte, de acordo com o DataSavencial.
A rede Casual rápido O Sweetgreen lançou uma linha de “pratos de proteínas” no final de 2023, como parte do esforço para oferecer opções mais reforçadas para os clientes do jantar.
A inclusão no cardápio ajudou a empresa a aumentar 35% das receitas do jantar para cerca de 40%, disseram os executivos em março. Muitos restaurantes também estão apostando no desejo de nós, consumidores, por conveniência. A praticidade pode explicar por que o Datamentary descobriu que os consumidores tendem a preferir bebidas ricas em proteínas.
Para o Smoothie King, a proteína é um item básico de menu desde sua base há mais de 50 anos. Mas em outubro, a rede foi além, lançando um menu de consumidores usando medicamentos GLP-1 para perda de peso ou diabetes.
A rápida perda de peso causada por esses medicamentos pode reduzir a massa muscular; portanto, os médicos aconselham os pacientes a aumentar a ingestão de proteínas para manter o músculo.
“É uma maneira prática e rápida de obter a proteína que você está procurando em sua dieta”, disse Lori Primavera, vice -presidente da Smoothie King Marketing e Marketing de produtos.
Saber mais:
Ela deixou seu emprego como farmacêutica na Walgreens para iniciar uma empresa de café vietnamita – hoje ganha mais de US $ 500.000 por ano.
NescaFé concentra -se na geração Z com a mudança de hábitos do consumidor
A proteína se torna uma nova obsessão de americanos e gigantes como General Mills e PepsiCo Surf na onda
Destacando proteína
Muitos restaurantes optam por destacar as opções ricas em proteínas, em vez de criar novos itens no menu que atrasam a cozinha ou aumentam a complexidade das operações.
Por exemplo, o Panda Express lançou seu próprio “Placas de proteínas“No início deste ano. A linha, criada em parceria com um nutricionista registrado, reúne itens já existentes no menu, mas os apresenta como uma refeição equilibrada, destacando o conteúdo de proteínas e fibras.
A churrasqueira mexicana de Chipotle usou estratégia semelhante em 2019 lançando o “Tigelas de estilo de vida”, Comercializado para atingir diferentes objetivos alimentares, como dieta paleo ou com opção de proteína dupla.
Da mesma forma, em julho, o Chick-fil-A destacou suas ricas opções de proteínas no blog de uma empresa, destacando suas pepitas grelhadas e embrulho fresco, que carrega peito de frango grelhado, queijo e alface em uma tortilha.
Para restaurantes que desejam incluir novos itens, nachos de proteínas, barras de proteínas feitas no local e pratos de proteína -gg -gg são opções cada vez mais populares, de acordo com Claire Conaghan, especialista em tendências de dados.
Os ovos são uma das razões pelas quais a rede de café da manhã, o brunch e o almoço do primeiro relógio sempre foram “focados na proteína”, disse o CEO Chris Tomasso à CNBC.
A rede não ajustou o cardápio especificamente para atender à demanda por mais proteínas, mas os influenciadores do Tiktok mostraram como pedir uma refeição rica em proteínas visitando seus restaurantes.
“Esperamos que isso continue sendo uma tendência, porque estamos bem alinhados com isso”, disse Tomasso. Obviamente, a proteína não é a única maneira de conquistar os consumidores agredidos à saúde.
Hutkowski disse que seu principal problema em comer fora é que a maioria dos alimentos é preparada com óleos pesados, manteiga e gorduras que aumentam rapidamente sua ingestão diária de gordura.
“Um restaurante que encontrou maneiras mais limpas de cozinhar seria muito mais atraente para mim do que pratos excessivos de proteínas”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.