A Federação Brasileira de Bancos (Febbraban) informou que o saldo total da carteira de crédito deve crescer 0,7% em junho, causando o ritmo anual de expansão do portfólio para diminuir de 11,8% para 10,9%. A Pesquisa de Crédito Especial de Febbraban mostrou que essa redução de ritmo se deve ao fraco desempenho do crédito gratuito às empresas, que deve avançar apenas 0,2% no mês, bem abaixo da registrada em junho de 2024, quando houve um aumento de 3,4%.
“Tradicionalmente, June tem uma sazonalidade positiva nas linhas de desconto de recebíveis, mas parte desse movimento foi antecipada para maio devido às mudanças previstas no COI nas operações de risco, que estariam em vigor a partir de 1º de junho. Verifica -se que as empresas recorriam a essas linhas antes da mudança, deixando um alto efeito básico em maio e resultando em um número mais fraco de junho e rubores da Sardenberg, disse que a Sardenbergen.
“Ao mesmo tempo, a sinalização de alterações no Iof também parece ter reduzido o interesse nessa linha, pois seu custo aumentaria consideravelmente. Como conseqüência, o ritmo da expansão anual do portfólio gratuito para entidades legais, em junho de 2025, deve mostrar uma desaceleração significativa, de 8,5% para 5,1%, explicando quase completamente a desaceleração da portivação total”.
Saber mais:
O investimento em ações brasileiras é negativo em US $ 1,497 bilhão em junho, diz BC
Minas Gerais fornece R $ 100 bilhões em infraestrutura, mas os investimentos podem ser afetados pelas tarifas dos EUA
Em outra direção, impulsionada por programas públicos, o crédito direcionado ao crédito deve crescer 1,1% no mês, mantendo o ritmo anual de expansão do portfólio em um nível muito alto de 15,2% (em comparação com 15,3%).
Em crédito para as famílias, o portfólio gratuito deve avançar 1,0%, mantendo o ritmo de expansão anual praticamente estável, em 12,9%(em comparação com 12,8%) e em um nível forte. A carteira de PF direcionada (+0,5%) deve continuar sendo sustentada pelo financiamento imobiliário, mas com novos sinais de crescimento na taxa de crescimento, recuando de 11,8%para 11,4%.
Concessões
As concessões de crédito devem ter um aumento mensal de 4,6% em junho. Ajustando pelo número de dias úteis, o resultado representa uma ligeira expansão de 0,2% na margem. A estabilidade relativa no mês (ajuste dos dias úteis) deve refletir o maior volume para famílias (+2,6%), compensado pela retração de operações para as empresas (-2,6%).
Comparado a junho de 2024, que elimina os efeitos sazonais, o resultado indica um aumento de apenas 2,3%, um número muito mais fraco do que o avanço nos últimos meses, na casa de dois dígitos. Acumulados em 12 meses, o ritmo de crescimento de concessões deve diminuir de 14,1%para 13,2%, reforçando os sinais de acomodação de crédito no período.
No geral, os dados das ações de crédito de junho, de acordo com a pesquisa, sinalizam uma desaceleração mais notável no ritmo da expansão do crédito. Essa perda de ar, no entanto, foi puxada principalmente pelas operações para as empresas, que antecipavam mudanças no IOF nas operações de risco de sacadas, bem como uma queda aparente na demanda, provavelmente também devido à medida.
Por outro lado, as operações com fundos direcionados às empresas ainda são robustos, apoiados por programas públicos, fornecendo uma parte relevante da demanda por crédito das empresas. O crédito às famílias continua demonstrando resiliência, permanecendo um ritmo alto de expansão, sustentado pelo mercado de trabalho aquecido.
“Assim, embora seja esperada uma desaceleração mais ampla do crédito devido à política monetária restritiva, os dados de junho parecem refletir, acima de tudo, o efeito associado à mudança de IOF. Será necessário seguir os próximos meses para confirmar que a desaceleração observada é mantida como uma tendência e na qual a magnitude, especialmente isso, exceto para o risco de Iof, o STF foi ratificado”. Sardenberg.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings