O gerenciamento de transporte não é mais uma função operacional para se tornar estratégico para 78% das empresas, de acordo com a Global Research O caminho a seguir: desbloquear o futuro do gerenciamento de transporteRealizada pela Manhattan Associates em parceria com Vanson Bourne. Esse número deve atingir 86% até 2030.
A pesquisa ouviu 1.400 tomadores de decisão em empresas da América Latina, América do Norte, Europa e Austrália – incluindo representantes do setor de varejo brasileiro – e revelou que 48% das empresas perdem pelo menos 10% do orçamento logístico com erros e falhas operacionais no transporte.
Para Bryant Smith, diretor de sistemas de gerenciamento de transporte associado de Manhattan, o transporte é mais complexo, pressionado por prazos mais curtos, limites de capacidade, requisitos regulatórios e metas de eficiência.
A visibilidade da cadeia de logística é uma prioridade
Entre os desafios enfrentados, a visibilidade operacional da cadeia de suprimentos é apontada como um dos principais focos. 60% das empresas dizem que a expansão da visibilidade melhora a satisfação do cliente, especialmente para atualização de dados de tempo real. Além disso, 50% destacam a redução de custos como um benefício direto.
Ainda assim, 49% das empresas enfrentam dificuldades em otimizar operações em pátios e armazéns, e metade relata problemas ao redirecionar proativamente as cargas.
Tecnologia e ganharia espaço, mas a implementação ainda é limitada
Com prazos de entrega mais curtos e aumento de pressões regulatórias, a tecnologia aparece como uma aposta central para enfrentar obstáculos. Embora 61% das empresas planejam adotar a inteligência artificial (IA) para decisões logísticas até 2030, apenas 37% já fizeram parte da IA e do aprendizado de máquina em seus sistemas de transporte.
As principais barreiras são a falta de profissionais qualificados (49%), dificuldades de integração (44%) e baixa qualidade dos dados disponíveis (44%). Segundo o relatório, as empresas que ainda não avançaram definitivamente o risco de perder espaço.
A sustentabilidade se preocupa, mas ainda é pouco integrado
O estudo também mostra que 69% das empresas sentem pressão legal ou de mercado para tornar o transporte mais sustentável. A conformidade com os requisitos ambientais foi apontada como o maior desafio para os próximos cinco anos.
No entanto, apenas 34% integram critérios de sustentabilidade para o planejamento operacional e 31% oferecem combustíveis de baixa emissão. Existe uma lacuna entre a urgência percebida e a ação efetiva das empresas.
O avanço tecnológico traz otimismo
Apesar dos desafios, 82% dos entrevistados acreditam que os avanços na modelagem de planejamento e logística reduzirão os custos de frete em pelo menos 5% até 2030. Mas essa economia depende de uma transformação mais profunda no uso da tecnologia.
Hoje, apenas 36% usam funções como a Automação de Reserva, 35% usam ferramentas de detecção de demanda de tempo real e 38% fazem análises de tendências históricas.
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