As bolsas da Europa fecharam em ascensão na quinta -feira, 17, acompanhando as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia, a estação do saldo e a disseminação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da zona do euro. Os ativos também reagiram às declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que ele não pretende rejeitar o atual comandante do Banco Central Jerome Powell, um boato que pesava nos mercados europeus no final da última sessão.
O índice Pan-European Stoxx 600 fechou 0,96%a 547,03 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,52%, para 8.972,64 pontos. Em Frankfurt, Dax avançou 1,51%para 24.370,93 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 1,29%em 7.822,00 pontos.
A ABB estava ganhando 9,89% em Zurique, depois que a empresa de engenharia garante um lucro maior graças a pedidos trimestrais recordes. As ações dos concorrentes franceses Schneider Electric e Siemens alemão tiveram até 7,73% e 4,08%, respectivamente. Em Estocolmo, o Volvo Car caiu 1,93%, depois que a montadora divulgou resultados mistos, o que até aumentou os papéis na sessão.
O principal negociador da UE, Maros Sefcovic, embarcou em Washington na quarta -feira (16) para discutir tarifas com o secretário dos EUA Howard Lutnick e o representante comercial do país Jamieson Greer.
“Os líderes europeus concordaram em retaliar se forem realizadas tarifas de 30% dos EUA. As medidas possíveis incluem impostos sobre gigantes da tecnologia americana, restrições específicas dos EUA sobre investimentos na UE e acesso limitado às empresas americanas para competir por contratos públicos europeus”, diz Ipek Ozkardeya, analista sênior do Swissquote Bank. Por sua vez, “veremos se Trump Covards – e se isso desencadeia uma correção de mercado”, ele sugere.
Leia mais:
A indústria de defesa acelera na Europa com aumento de investimentos públicos
Bolsas de estudos européias aumentam após perdas recentes, com a ajuda de balanços e um olho nas tarifas
O CPI da Zona do Euro acelerou levemente para 2% em junho, estando de acordo com o objetivo oficial do Banco Central Europeu (BCE). O núcleo da inflação da zona do euro deverá diminuir de 2,3% à taxa anual de junho a 2% até o final deste ano, apoiado pelos preços mais baixos dos serviços, estima a economia da capital.
“O BCE parece determinado a manter as taxas inalteradas na reunião da próxima semana, e o interesse que planejamos para setembro está longe de ser tomada uma decisão. O mercado de trabalho está se recuperando, mas ainda assim quente, e a atividade econômica parece estar razoavelmente bem. O BCE se sentirá confortável em fazer uma pausa e não revelará nada sobre seus próximos passos”, os projetos de consultoria.
Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,92%, para 40.128,70 pontos. Em Madri, o IBEX35 subiu 0,78%, para 13.994,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,02%, para 7.695,57 pontos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings