A proposta tarifária de 50% do presidente Donald Trump sobre importações brasileiras é uma má notícia para os amantes de café dos EUA. O Brasil, o maior fornecedor de grãos de café verde do país, é responsável por cerca de um terço da oferta total do país, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
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Impacto no suprimento de café
Os grãos de café precisam crescer em um clima quente e tropical, que faz do Havaí e Porto Rico os únicos lugares apropriados nos Estados Unidos para cultivar esta planta. No entanto, como o maior consumidor do mundo, os EUA precisam de uma oferta maciça para manter a demanda. Mintel estima que o mercado de café dos EUA atingiu US $ 19,7 bilhões no ano passado.
O aumento das tarifas comerciais pode tornar os consumidores ainda mais altos após vários anos de crescente preços ao café. Os consumidores de inflação cansada viram lattes e preços de bebidas frias subirem enquanto as secas e geadas afetam a oferta global de café, especialmente no Brasil. No início deste ano, os futuros do café atingiram máximos históricos. Na quinta -feira, eles subiram 1%, embora ainda estejam muito abaixo do recorde estabelecido em fevereiro.
Possíveis negociações e isenções
Ainda há tempo para o Brasil fechar um acordo com a Casa Branca antes que as tarifas entrem em vigor em 1º de agosto. Além disso, os fabricantes de alimentos e bebidas esperam que o governo Trump conceda isenções a mercadorias essenciais.
O secretário de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, disse em entrevista no final de junho que a Casa Branca está considerando isenções de produtos que não podem ser cultivados nos EUA – incluindo o café.
Se isso não estiver acontecendo, empresas de café como JM Smucker, proprietário do Folgers, Keurig Dr. Pepper, Starbucks e Dutch Bros. enfrentarão custos muito mais altos para a mercadoria. Giuseppe LaVazza, presidente do assado italiano LaVazza, disse na Bloomberg TV na manhã de quinta -feira que a nova tarifa pode significar “muita inflação” para a indústria de café.
Torkers tentarão mitigar o impacto da tarifa mais alta, mas não será fácil. “Toda empresa está sempre tentando espremer a próxima eficiência, ajustar suas operações ou encontrar maneiras de minimizar as pressões inflacionárias, mas uma tarifa de 50% em uma mercadoria que não está disponível na US-You realmente não pode fazer muito”, disse Tom Madrecki, vice-presidente da Associação de Marcas de Consumidores, um grupo comercial que representa a indústria de bens de consumo.
Uma tática de mitigação pode estar importando grãos de países além do Brasil, mas as empresas provavelmente até pagarão mais pela mercadoria.
“Uma característica das tarifas, especialmente quando você tem tarifas em vários países ao mesmo tempo, é que não apenas o custo de entrada aumenta. Isso permite que o piso de preço aumente”, disse Madrecki. “Se você tiver café mais barato em um país que não seja o Brasil, não estará inclinado a vendê -lo a um custo 30% menor. Você tentará aumentar o preço do seu café um pouco mais”.
Aumento de preços para consumidores
As marcas de café para consumo doméstico, como JM Smucker e Maxwell House Dunkin ‘, da Kraft Heinz, já aumentaram seus preços este ano em resposta ao aumento dos custos de commodities. Mais aumentos de preços podem estar a caminho dos consumidores, embora os varejistas possam resistir.
O Dr. Keurig Dr. consideraria aumentos adicionais de preços na segunda metade do ano para mitigar o impacto das tarifas, disse o CEO Tim Cofre no final de abril, depois que Trump apresentou sua rodada inicial de tarifas recíprocas.
E Smuckers alertou os investidores em sua teleconferência trimestral no início de junho que as taxas de café estavam pesando seus lucros. O café representa cerca de um terço da receita da empresa.
“O café verde é um recurso natural indisponível que não pode ser cultivado no território continental dos Estados Unidos devido à sua dependência de um clima tropical”, disse Mark Smucker, CEO da Smucker. “Atualmente, compramos aproximadamente libras libras libras libras por ano, com a maioria proveniente do Brasil e do Vietnã, os dois maiores países produtores de café”.
Alternativas ao café brasileiro
O Vietnã, que anunciou um acordo comercial provisório com a Casa Branca no início deste mês, fornece cerca de 8% dos grãos de café verde dos EUA. De acordo com o acordo, os EUA imporão uma taxa de 20% às importações vietnamitas.
Os consumidores que preferem a Starbucks Macchiato Caramel para a dose de cafeína provavelmente veem um impacto mais suave nos bolsos.
Depois de vários trimestres de vendas lentas nos EUA, o CEO da Starbucks, Brian Niccol, disse no final de 2024 que a empresa não aumentaria os preços em 2025, na esperança de recuperar os clientes que se queixaram de quão caras eram suas bebidas. Enquanto aguardam a retomada, a Starbucks pode optar por absorver os custos mais altos do café.
A gigante do café também se beneficia de sua diversidade – tanto nos fornecedores quanto na amplitude de seu cardápio, que agora inclui a linha de atualização popular. A Starbucks importa seu café de 30 países diferentes e cerca de 10% de seu custo de mercadorias vendidas na América do Norte vem do café.
A nova tarifa comercial pode significar um aumento de 0,5% no custo de mercadorias da Starbucks na América do Norte, assumindo que cerca de 22% de seus grãos vêm do Brasil, escreveu o analista da TD Cowen Andrew Charles em uma nota para os clientes na quinta -feira.
As bebidas embaladas da Starbucks, que são distribuídas pela Nestlé, podem ver seus custos de produtos vendidos para aumentar 3,5%. No total, isso representa uma redução de 5 centavos em ganhos anuais de ação, de acordo com Charles.
Para os Bros Dutchs do concorrente, os custos mais altos de café não afetariam muito seu lucro. O café representa menos de um décimo do custo dos produtos vendidos na cadeia de café drive-thru. Supondo que os holandeses obtenham mais da metade do seu café do Brasil, seu custo de mercadorias vendidas aumentaria apenas 1,3%, de acordo com as estimativas de Charles.
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