A ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor 50% de tarifas às importações de cobre, abalou os mercados estratégicos de metal. Os preços do cobre aumentaram quase 17% nas negociações em Nova York, atingindo um recorde máximo de US $ 5,73 por libra na terça -feira (8).
No entanto, houve uma pequena queda na London Metal Exchange. Vários analistas dizem que uma tarifa de cobre pode conter a demanda dos EUA, aumentando os custos de oferta, o que pode exercer uma pressão sustentada sobre os preços fora dos Estados Unidos, pois a maior economia do mundo é importante menor que o metal.
A China é o principal produtor refinado de cobre, mas também é um importador líquido, o que limita sua capacidade de influenciar os mercados.
Leia mais
Novas tarifas impostas por Trump alcançam setores estratégicos da indústria mundial
Os mercados de ação global estão desmascarando o blefe de Trump nas tarifas
Principais usos
A demanda por cobre disparou nos últimos anos à medida que o mundo se move para energias mais limpas. O metal é necessário para painéis solares, turbinas eólicas e baterias de veículos elétricos.
A Agência Internacional de Energia prevê que o consumo global de cobre aumentará em mais de um quarto para 33 milhões de toneladas para 2035, em comparação com 26 milhões em 2023.
“Os EUA, como a China e outras grandes economias, estão enfrentando uma crescente demanda por eletricidade – impulsionada pela eletricidade do transporte” e outras necessidades, como “crescimento explosivo da IA”, disse o analista do Saxo Bank Ole Hansen à AFP.
Mas também é usado em sistemas de armas, reforçando ainda mais seu papel como um “metal estratégico”, pois os governos aumentam os gastos com defesa, observou o analista de economia de prestígio Jason Schenker.
Ameaça tarifária recorrente
Em fevereiro, Trump ordenou uma avaliação interna para verificar se as importações limitadas de cobre eram uma ameaça à segurança nacional dos EUA.
Um mês depois, ele prometeu implementar taxas de cobre, refletindo as medidas que já havia tomado em metais -chave, como alumínio e aço.
As ameaças tarifárias iniciais de Trump aumentaram o preço do cobre à medida que os compradores dos EUA acumularam reservas.
Ao tributar o cobre, Trump espera aumentar a produção de metais americanos, que atualmente atende a menos da metade das necessidades do país.
De acordo com o Banco de Investimentos dos EUA, Morgan Stanley, as importações líquidas de cobre atenderam a 53% da demanda americana em 2024.
Aposta de Trump?
Hansen disse que a ameaça de Trump com tarifas de cobre “não faz sentido, porque, na maioria das vezes, causa danos a si mesmo”.
Os EUA não conseguem aumentar a produção “para substituir as importações do que eu chamaria de países amigáveis como Chile e Peru”, disse ele.
A Casa Branca alertou que as interrupções na produção estrangeira de cobre colocam em risco “a disponibilidade de cobre para as necessidades da defesa e indústria dos EUA”.
“Isso me faz pensar se a tarifa será reduzida para 25% antes de ser efetivamente implementada”, disse Hansen, referindo -se à proposta de imposto de cobre.
Este é o nível que os mercados esperados antes do anúncio bombástico de Trump nesta semana de uma tarifa planejada de 50%.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings