Os mercados de ação europeia estão em ascensão em 2025, com o Stoxx Europe 600, O índice subiu cerca de 7% no ano acumulado e os investidores estão migrando para a região em busca de refúgio por ansiedades políticas e avaliação do mercado dos EUA.
Mas alguns analistas alertam que essa recuperação se baseia em uma suposição frágil e potencialmente arriscada: que a escalada da guerra comercial global é temporária e passará sem causar danos duradouros.
Os estrategistas de investimento apontam que, por trás do otimismo do mercado, os dados contam uma história mais fundamentada.
Eles apontam para a previsão do Federal Reserve (alimentado) que o O PIB dos EUA crescerá 1,4% este ano, Abaixo dos 1,7% programado para março, antes do anúncio do novo regime tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump. A desaceleração do crescimento dos EUA – o principal motor da economia global – deve chegar em breve à Europa.
No entanto, de acordo com o Bank of America, os mercados de ação são movidos pela esperança de flexibilidade dos bancos centrais e pela crença de que os líderes políticos mudarão sua atitude no último momento, parecendo ignorar o risco de uma crise econômica significativa.
“Os mercados estão efetivamente preços no momento em que o impulso do crescimento global não será afetado pelas tarifas”, disse Sebastian Raedler, chefe da CNBC na quinta -feira. “Esta não é a situação em que estamos”.
Raedler também apontou que as empresas estavam pagando US $ 190 bilhões em taxas anualizadas em maio em comparação com o final do ano passado, equivalente a 7% dos lucros corporativos no primeiro trimestre.
“As empresas não passaram [as tarifas] Para os consumidores ”, acrescentou. O que significa que, à medida que as empresas absorvem o aumento do preço, elas sofrerão uma redução significativa na margem de lucro.“ Se você observar as expectativas da margem, elas estão em níveis recordes. Portanto, o mercado ainda não levou a sério. ”
O Raedler do Bank of America há muito mantém uma posição pessimista sobre a ação européia, apesar de vários anos de ganho. Ele prevê que o índice Stoxx Europe 600 cairá para 490 nos próximos 12 meses, equivalente a uma queda de 11% dos níveis atuais.
Mais neutro do que francamente pessimista, os estrategistas do JPMorgan também recomendaram cautela, sugerindo que a “zona do euro provavelmente se consolidará por algum tempo” enquanto digere as negociações comerciais em andamento. O Wall Street Bank prevê que o Stoxx Europe 600 atingirá 540 pontos – aproximadamente onde está sendo negociado atualmente – por 12 meses, depois de reduzir os ganhos de um pequeno aumento para 580 pontos até o final deste ano.
Sua análise se concentra no obstáculo econômico criado pelas tarifas. Os EUA, um mercado crítico para as exportações europeias, ainda não sentiram o impacto das tarifas, pois as empresas ainda estavam processando os produtos que haviam entrado no país antes do anúncio de Trump.
“Houve uma forte antecipação de ordens antes das tarifas, e as empresas ainda podem estar trabalhando com esse estoque mais antigo, que foi comprado a preços mais baixos”, disse Mislav Matejka, chefe de estratégia de ação global e européia do JPMorgan, em uma declaração aos clientes “, acrescentando que” à medida que os efeitos da antecipação diminuem, o impacto das tarifas pode começar a significar significado “.
Apesar desses ventos claros contrários, os mercados permanecem otimistas, impulsionados por duas narrativas principais. A primeira é a crença de que as tarifas são apenas uma tática de negociação e serão revogadas. A segunda – e talvez mais poderosa – dirigir é a perspectiva dos bancos centrais para facilitar sua política monetária.
Os mercados estão “estimulando discussões em torno da renovação da flexibilidade do Fed”, uma noção que incentiva os investidores a “ignorar” qualquer fraqueza econômica de curto prazo, de acordo com o Bank of America.
O Barclays, em comunicado aos clientes em 2 de julho, ecoou essa visão, apontando para a narrativa “Dovish” do Banco Central como um fator -chave que aumentou a descarga de ações globais. Além disso, ao contrário dos bancos de Wall Street, o Banco de Investimentos Baseado no Reino Unido afirma que o risco de novas tarifas já atingiu o pico.
“Espera -se que o choque tarifário afete o emprego e os investimentos em capital [no segundo semestre]Mas o quebrado significa que o pior cenário de recessão deve ser evitado ”, disse Emmanuel Cau, Barclays European Action Strategy.“ Enquanto isso, os cortes de impostos devem nos apoiar o crescimento no futuro, enquanto o Fed deve intensificar as taxas de juros, embora consideremos os preços atuais de mercado atuais potencialmente muito moderados. ”
O Barclays CAU espera que o índice Stoxx Europe suba 5%para 570 até o final do ano.
A realidade da situação tarifária, no entanto, pode ser mais complexa.
Os analistas de ação da TD Cowen já haviam citado o Conselho da Multinacional Alemão da Adidas Shoes como confiante em fornecer seus resultados anuais em um cenário tarifário de 10%. Eles agora esperam que as projeções de lucro sejam reduzidas após o Acordo USA-Vietnen, onde as taxas foram fixadas em 20%.
“Nossa opinião é que a taxa de 20% nos produtos do Vietnã permanecerá além das taxas já aplicadas a sapatos e roupas”, disse John Kernan, da TD Cowen, em comunicado aos clientes em 3 de julho. “Esperamos que as taxas de chumbo do restante do [Sudeste Asiático] são 20% ou mais. ”
É improvável que o impacto esteja limitado a apenas uma empresa. O Vietnã exporta um terço de todos os sapatos dos EUA e 15% das roupas americanas, de acordo com a TD Cowen.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.