A gigante chinesa da Baidu Search anunciou que fará com que seu modelo de idioma geral de código aberto em 30 de junho, representando um Openai, Antrópico e seu rival chinês Deepsek.
Leia mais:
Aos 20 anos, o Reddit defende seus dados e combate a inteligência artificial com… IA
Especialistas em tecnologia estão divididos. Alguns dizem que não será outro “momento profundo” para o mercado dos EUA, enquanto outros acreditam que o lançamento de Ernie pode consolidar a posição da China como um líder de IA indiscutível.
“Isso não é apenas uma questão da China. Sempre que um grande laboratório faz um poderoso modelo de código aberto, eleva o padrão para toda a indústria”, disse à CNBC Sean Ren, professor associado de ciência da computação no sul da Califórnia e da Samsung AI.
Baidu e o movimento de código aberto
Na segunda-feira (30), a gigante da tecnologia chinesa Baidu planeja fazer com que seu modelo de linguagem generativa de IA de código aberto em um movimento que possa ser o maior da China na corrida de IA desde o emergência de Deepseek. Um porta -voz do Baidu confirmou o plano e disse que a liberação do código será gradual.
É um choque para o mercado como Deepseek? Este é um problema que divide os especialistas da IA. Uma grande mudança é que o Baidu nem sempre apoiou o código aberto.
“O Baidu sempre foi muito favorável ao seu modelo de negócios de proprietários e era contra o código aberto, mas disruptores como a DeepSeek provaram que os modelos de código aberto podem ser tão competitivos e confiáveis quanto os proprietários”, disse Lian Jye Su, analista -chefe do Grupo de Pesquisa e Consultoria de Tecnologia da Omdia, antes da CNBC.
Agora que o Baidu decidiu optar pelo código aberto, mesmo que não seja um tempo -é um passo importante para a corrida global da IA.
“Isso não é apenas uma questão da China. Sempre que um grande laboratório faz um modelo poderoso de código aberto, eleva o padrão para toda a indústria”, disse Sean Ren, professor associado de ciência da computação na Universidade Samsung e pesquisador de IA.
Impacto no mercado global de IA
Ren afirma que a decisão da Baidu prensava fornecedores fechados, como OpenAI e Anthropic, para justificar APIs restritas e preços premium.
“Embora a maioria dos consumidores não se importe se um código de modelo for de código aberto, eles se importam com custos mais baixos, melhor desempenho e suporte para seu idioma ou região. Esses benefícios geralmente vêm de modelos abertos, que oferecem mais liberdade aos desenvolvedores e pesquisadores itineram, personalizam e implementam rapidamente”, disse Ren.
Outros especialistas do setor veem o código aberto Ernie como potencialmente ainda mais perturbadores para os concorrentes dos EUA e da China quando se trata de equação de preços.
“O Baidu acaba de interpretar um coquetel molotov no mundo da IA”, disse Alec Strasmore, fundador da AI Epic Loot Consultoria. “Openai, antropia, Deepseek, todos esses caras que pensaram que estavam vendendo champanhe de primeira linha, perceberá que o Baidu estará oferecendo algo igualmente poderoso”, comparou Strasmore ao movimento de Baidu como criação de Kirkland para Costco.
Ele disse que a mensagem para todas as startups do mundo é “parar de pagar uma fortuna”.
“Esta não é uma competição; é uma declaração de guerra de preços”, disse Strasmore.
O posicionamento estratégico do Baidu
Baidu disse em março que seu recente modelo Ernie X1 oferece um desempenho equipável ao Deepseek R1 “por apenas metade do preço”.
O CEO da Baidu, Robin Li, sugeriu no início deste ano que o lançamento ajudaria os desenvolvedores de todo o mundo no desenvolvimento da IA. “Nossos lançamentos visam permitir que os desenvolvedores construam as melhores aplicações – sem ter que se preocupar com a capacidade do modelo de desenvolvimento, custos ou ferramentas”, eu disse em discurso aos desenvolvedores na China em abril.
No mínimo, é outro momento em que os investidores precisam analisar como a dinâmica de custos no acesso aos modelos de IA está mudando rapidamente e o que significa que mais aplicativos podem ser construídos em “modelos baratos”, disse Strasmore. “O Baidu estará semeando o mundo com os modelos chineses de IA”, acrescentou.
Fornecer essas ferramentas de IA mais amplamente é um desenvolvimento notável do Baidu, mas “as notícias do Baidu que vão para o código aberto provavelmente chegam a um grande baque”, disse Cliff Jurkiewicz, vice-presidente de estratégia global da Phenom, uma IA aplicada pela AI para a indústria de recursos humanos. “A maioria das pessoas nos Estados Unidos nem sabe que é uma empresa de tecnologia chinesa”, disse ele.
Jurkiewicz comparou o movimento mais amplo para a arquitetura aberta na diferença entre Android e Apple.
“Quando o Android surgiu, sua característica impressionante era que era configurável e personalizável. Mas era quase muito trabalho no sentido de que as pessoas só queriam que a empresa funcionasse corretamente”, disse Jurkiewicz. “O Android, fora da caixa, é simples e básico, por isso precisa ser personalizado, e isso é um verdadeiro desafio”, acrescentou.
Openi Altman diz que o código aberto precisa ser ‘entendido’
Não há dúvida de que o movimento de código aberto da IA é uma ameaça aos modelos de negócios dos principais players do espaço. Sam Altman, CEO da Openai, escreveu em um tópico do Reddit em janeiro sobre o assunto e, em um depoimento mais recente do Senado, disse que uma liberação de código aberto pode acontecer neste verão.
“Embora o OpenAI tenha lançado modelos de código aberto no passado, a empresa geralmente favorece uma abordagem de desenvolvimento proprietária e fechada”, disse Altman, reconhecendo que isso pode precisar mudar. ““[Pessoalmente, acho que precisamos] Entenda uma estratégia de código aberto diferente “, disse Altman.” Nem todo mundo no Openai compartilha essa visão, e não é nossa maior prioridade hoje … produziremos modelos melhores [no futuro]Mas manteremos menos vantagem do que nos anos anteriores. ”
Na aparição no Senado em maio, Altman disse: “Percebemos que a abertura da IA pode fazer mais para ajudar aqui. Então, vamos lançar um modelo de código aberto que acreditamos que será o modelo líder neste verão, porque queremos que as pessoas construam na base dos EUA em termos de modelos fechados. Muito do mundo usa nossa tecnologia e a tecnologia de nossos colegas. Pensamos que estamos em boa forma.”
Mais recentemente, Altman postou que o lançamento seria adiado, mas ainda programado para o verão.
Desafios e ceticismo em relação ao Baidu
Uma vantagem que os jogadores dos EUA mantêm, de acordo com Jurkiewicz, é que o lançamento do Baidu enfrentará ceticismo no nível comercial, com muitos problemas de segurança. “Por outro lado, os grandes jogadores-abertos e o co-piloto Chatgpt da Microsoft são integrados a tudo”, disse Jurkiewicz.
Ren disse que, embora o código aberto geralmente transmite uma sensação de transparência, isso não se traduz necessariamente em confiança no mercado. “Só porque os pesos de um modelo são públicos, isso não significa que sabemos em quais dados foram treinados, se houvesse consentimento ou se os contribuintes desses dados foram creditados ou compensados”, explicou Ren.
À medida que a IA se torna mais integrada em nossas vidas diárias, essa falta de responsabilidade se torna um assunto sério. “Se não abordarmos isso agora, corremos o risco de escalar sistemas que extraem silenciosamente de milhões de pessoas sem consentimento, crédito ou compensação”, alertou Ren.
Com o Deepsek, alguns países proibiram a IA e houve preocupações generalizadas sobre o download dos consumidores.
Strasmore disse que os títulos com a China podem se tornar perigosos se mais produtos estiverem vinculados à API do Baidu. “Isso praticamente daria acesso à China a cada aplicativo em cada telefone. Este é um componente assustador”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.