A Tupy, uma multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido e metalúrgico, e operando em 40 países, está expandindo seu protagonismo na transição energética com foco em soluções de descarbonização economicamente sustentáveis. Durante a entrevista com Jornal Times BrasilAssim, De Times Brasil – CNBC licenciado exclusivoO CEO da empresa, Rafael Lucchesi, destacou investimentos em transformação de veículos, uso de biocombustíveis e uso de biomassa industrial como pilares de crescimento em um cenário de economia verde.
Leia mais:
“A transição energética e a sustentabilidade estão intrinsecamente ligadas”, diz CEO da Polen
Os preços do petróleo caem mais de 6% depois que Trump autorizou a China a comprar petróleo do Irã
Lucchesi disse que o Brasil pode ocupar um papel estratégico no setor de energia global, comparável à posição da Arábia Saudita na era do petróleo e que o país reúne condições únicas para liderar a produção e a inovação em fontes renováveis.
“A Tupy é uma empresa com domínio completo do ciclo de produção, do elenco de ferro à montagem e engenharia de componentes”, disse o executivo. A empresa é o maior produtor mundial de motores e blocos de cabeça e opera com flexibilidade global das fábricas no Brasil, México, Portugal e operações comerciais nos Estados Unidos e na Europa.
Lucchesi explicou o conceito de “descarbonização viável”, observando que países como o Brasil, com restrições tributárias, precisam adotar soluções que são economicamente apoiadas. A estratégia de Tupy inclui o desenvolvimento de tecnologias para veículos transferidos para biometano, gás natural e etanol, bem como adaptação da frota urbana para reduzir as emissões a um custo menor.
Além disso, a empresa aposta no uso da biomassa gerada pelos centros agro -industriais e urbanos brasileiros como uma fonte alternativa de energia. A expansão da produção agrícola, o gerenciamento de resíduos e a crescente demanda de energia cria, de acordo com o CEO, um ambiente favorável ao avanço das tecnologias limpas, incluindo bioplantes e transformação de máquinas agrícolas.
“A eletromobilidade enfrenta desafios importantes em veículos pesados. Os motores sustentáveis de combustão de combustível podem obter maior eficiência e menos impacto ambiental ao considerar toda a cadeia de produção”, disse ele.
Lucchesi também comentou os desafios antes da empresa, dois meses depois de assumir o cargo, e disse que a reestruturação tem como objetivo consolidar novas unidades e fortalecer empresas emergentes ligadas à transição energética.
Para o CEO, o desempenho da Tupy nos mercados de energia, engenharia e distribuição expande o potencial de agregar valor aos produtos industriais, com uma abordagem que combina inovação tecnológica e comprometimento ambiental. “A economia verde é uma agenda futura. E o Brasil tem uma oportunidade única de liderar esse processo”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings