O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com os repórteres antes de embarcar na Marinha no gramado da Casa Branca do Sul, em Washington, a caminho de Haia, na Holanda, onde a cúpula de dois dias da OTAN será realizada, na terça-feira, 24 de junho de 2025.
Conteúdo de Evan Vucci/Associated Press/Estadão
Os preços do petróleo se retiraram na terça -feira, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a China poderia continuar comprando petróleo do Irã. A declaração ocorreu após o anúncio de um cessar -fogo entre Israel e o Irã.
O Brent Barrel, uma referência global, caiu US $ 4,06 (5,68%), sendo negociado em US $ 67,42 por volta das 13:23 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos recuou US $ 3,88 (5,66%), citado em US $ 64,63. Na segunda -feira (23), os preços já haviam fechado em 7%.
Em uma publicação sobre a rede social da verdade, Trump escreveu que “a China agora pode continuar comprando petróleo do Irã e expressou expectativa de que o país asiático também adquira o petróleo dos EUA.
Desde maio, o governo dos EUA ameaçou impedir que qualquer país compre o petróleo iraniano de fazer negócios com os EUA. A China é responsável pela maioria das exportações diárias do Irã, estimada em 1,7 milhão de barris, de acordo com dados da Kpler Consultancy.
Leia também:
A queda de óleo arrasta gasolina e diesel e reduz a pressão sobre Petrobras, diz Abicom
Petróleo, poder e urânio: Irã pelo contrário aos países produtores de petróleo
Trump diz que ‘todo mundo’ deve manter os preços do petróleo mais baixos ou ‘estará’ tocando nas mãos do inimigo ‘
Para analistas de mercado, a decisão reduz a possibilidade de restrições ao suprimento e pressiona os preços. O analista da KPLER, Matt Smith, observou que Trump evitou restringir o petróleo iraniano a não aumentar os preços globais e, com a atual diminuição da capacidade nuclear iraniana, começou a priorizar a estabilidade no mercado.
Guerra e Ormuz
Os preços do petróleo retornaram aos níveis antes do início dos ataques de Israel ao Irã em 13 de junho. Os investidores reduziram a percepção do risco de uma grande interrupção no fornecimento de petróleo no Oriente Médio.
No fim de semana, os Estados Unidos participaram do bombardeio às instalações nucleares iranianas. Esperava -se que o Irã retaliasse com ações contra a produção e exportação de petróleo na região. Teerã respondeu com um ataque a uma base aérea americana no Catar, sem vítimas, que abriu espaço para o cessar -fogo.
Apesar do acordo, na manhã de terça -feira (24), Trump acusou Israel e o Irã de violar os termos e acusar o cumprimento do cessar -fogo. Durante uma viagem a uma cúpula da OTAN na Holanda, ele declarou insatisfação com a continuidade da ofensiva israelense.
Ao longo do conflito, os operadores de mercado monitoravam a possibilidade de Israel atacar a produção de 3,3 milhões de barris diariamente do Irã e o país persa reage contra infraestruturas energéticas na região. Também acompanhado pela chance de encerramento do Estreito de Ormuz, a rota onde cerca de 20% do petróleo mundial comercializou petróleo, usado por exportadores como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Kuwait e Bahrein.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.