A partir desta segunda-feira (16), cerca de 3,8 milhões de trabalhadores formais nascidos em julho e agosto e que ganham até dois salários mínimos poderão retirar o subsídio salarial de PIs/PASEP para o ano passado de 2023. O valor está disponível para consulta e retirada no Portal Gov.br.
Este mês, o CAIXA ECONOMICA FEDERAL libertará US $ 4,5 bilhões. Os pagamentos seguem o calendário definido no final do ano passado, com base no mês de nascimento dos trabalhadores.
A liberação de valores começou em fevereiro e dura até 15 de agosto. A situação de benefício pode ser acompanhada pelo aplicativo de cartão de trabalho digital.
No total, R $ 30,7 bilhões serão pagos em subsídio salarial este ano. De acordo com o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Apoio aos Trabalhadores), 25,8 milhões de pessoas têm direito ao benefício: cerca de 22 milhões da Iniciativa Privada receberão PIs, pagos pela CAIXA Econônica Federal; E aproximadamente 3,8 milhões de funcionários públicos, funcionários estaduais e militares terão acesso à PASEP, pagos pelo Banco do Brasil.
Os depósitos estão sendo feitos em seis lotes, de acordo com o mês de nascimento, e podem ser retirados até 29 de dezembro de 2025. Após essa data, será necessária uma ligação especial do Ministério do Trabalho.
Quem tem direito ao subsídio
- Para receber o benefício, o trabalhador precisa:
- Estar registrado com PIs/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Trabalharam com um portfólio assinado por pelo menos 30 dias até 2023;
- Receberam uma compensação mensal média de até dois salários mínimos;
- Tenha os dados corretamente informados pelo empregador no relacionamento anual de informações sociais (RAIs).
O valor do subsídio é proporcional ao tempo de trabalho com um portfólio assinado em 2023. Cada mês é equivalente a R $ 126,50, sendo considerado um mês inteiro os períodos de 15 dias ou mais. Aqueles que trabalharam o ano todo receberão o valor total: R $ 1.518.
IMPORTANTE: O subsídio salarial não deve ser confundido com as cotas do antigo fundo PIS/PASEP, que estão sendo divulgadas, por outro lado, para trabalhadores com vínculo formal antes da Constituição de 1988. O subsídio atual é pago com recursos do Fundo de Apoio aos Trabalhadores (FAT) e beneficia aqueles que trabalharam após 1988.
Como receber
Trabalhadores de iniciativa privada com conta CAIXA Recebem o valor automaticamente.
Os outros recebem pelas economias sociais digitais, movidas via CAIXA TEM. Se não for possível abrir a conta digital, a retirada poderá ser feita com o cartão e a senha do Citizen, em caixas eletrônicos, casas de loteria, unidades de caixa aqui ou agências.
Para aqueles que têm direito a PASEP, o crédito é feito em conta do Banco Do Brasil. Aqueles que não são um titular de contas podem transferir o valor via TED, use um serviço próprio ou retirem diretamente para a agência com um documento de identidade.
Aqueles que não têm uma conta no CAIXA ou BANCO DO BRASIL também podem solicitar a retirada pelo portal Gov.Br, no serviço “Receba o subsídio de salário”. É necessário ter um nível de prata ou ouro na plataforma.
Mudança de calendário
Até 2020, o bônus para o ano anterior foi pago entre julho e junho do ano seguinte. Mas desde 2021, por recomendação do Controlador Geral da União (CGU), os pagamentos começaram a ser feitos com dois anos de atraso-ou seja, o valor de 2025 corresponde ao trabalho realizado em 2023.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings