Comentando os dados sobre a inflação oficial do país caem em abril, que apontou uma queda de 0,43% no amplo Índice de Preços ao Consumidor Nacional (IPCA), o ministro das Finanças, Fernando Haddad, revelou que o Brasil terminará o ano melhor do que as projeções feitas pelo mercado.
Mesmo sem revelar suas projeções, o ministro disse que o ano de 2026 terá uma situação ainda mais confortável.
“O IPCA está alinhado com o que foi projetado. Estou confiante de que terminaremos o ano um pouco melhor do que as previsões. E no próximo ano em uma situação mais confortável”, disse o ministro a jornalistas na manhã da última sexta -feira (9), na capital do estado.
Haddad participou na sexta -feira (9) do lançamento oficial da calculadora de renda variável (Revive) na sede da B3, em São Paulo. A calculadora, que está em operação desde o final do ano passado, foi desenvolvida em uma parceria entre o Secretariado Federal da Receita e o B3.
Após o evento, em uma entrevista a jornalistas, o ministro comentou sobre o esquema criminal descoberto na Seguridade Social, no qual vários aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos e não autorizados em seus benefícios.
Haddad informou que aposentados e aposentados que foram prejudicados por descontos não autorizados serão reembolsados e que parte desse reembolso será feita usando as contas e os sindicatos que bloqueiam os beneficiários.
Leia também: Banco rural propõe medidas para combater a inflação de alimentos no Brasil
Questionado se o sindicato suportará o restante da compensação, o ministro disse apenas que essa questão ainda será definida.
“Avaliaremos todas as etapas para ver como os danificados serão reparados pelos danos, causados pelas associações, que foram desmascaradas pelo governo federal”, disse Haddad.
“A notícia que tivemos do procurador -geral do sindicato é que um conjunto apreciável de fundos foi bloqueado das contas das associações que cometeram assaltos. Faremos um balanço dessas iniciativas que o escritório do Procurador Geral está assumindo e que o controlador de que se comprometeram. Isso está sendo feito e parece que há uma quantidade de dinheiro disponível dessas associações para iniciar o reembolso daqueles que foram prejudicados ”, acrescentou o ministro.
Reforma do imposto de renda
Para os jornalistas, o ministro também comentou a reforma do imposto de renda, que está sendo relatado pelo vice -Arthur Lira. Haddad revelou que ainda não conversou com Lira sobre a reforma, mas disse que acreditava que o relator ainda deveria ouvir o Ministério das Finanças “para formar um julgamento sobre o que está em jogo”.
“Estamos disponíveis para fornecer esclarecimentos, mas assim que ele nos procura e ele já sabe que estou 100% disponível para o Parlamento, especialmente o Relator, apresentaremos a ele nossos cálculos e mostraremos que é mais fácil do que parece aprovar essa grande reforma da renda, que visa buscar justiça”, disse o ministro. “Hoje temos um sistema no qual o professor da escola pública paga imposto de renda, a polícia militar e o bombeiro pagam imposto de renda e aqueles que ganham US $ 1 milhão por ano não pagam nada. Estamos estabelecendo uma taxa de imposto mínima para todos os brasileiros que têm essa renda para iniciar uma correção de grandes injustiças”, acrescentou.
Para o ministro, o Brasil viverá “uma revolução” com as reformas, especialmente o imposto. “A mudança será tão grande que estamos saindo do caos e do inferno para um ambiente transparente, simplificado e digitalizado”, disse ele.
Tarifa
O ministro também comentou novamente os efeitos da política tarifária que está sendo aplicada pelo governo dos Estados Unidos. Segundo Haddad, a turbulência está sendo enfrentada em todo o mundo.
“Eu tenho conversado com meus colegas e todos estão sofrendo com os efeitos dessa turbulência, seja na Colômbia, México, em qualquer lugar. Cada um está enfrentando o seu caminho. O que eu entendo é que o Brasil está bem posicionado para enfrentar essa turbulência. Continuaremos a gerar empregos.
Enrolar
O programa de imposto de renda assistente para indivíduos para operações de renda variável (Revive) é a calculadora oficial de receita, preparada em parceria com a B3, para calcular o imposto sobre a renda variável dos indivíduos. Essa ferramenta permitirá automatizar completamente o processo de cálculo de ganhos de renda variável e, consequentemente, o cálculo do imposto de renda devido nessas operações.
Segundo o ministro Haddad, a calculadora é um mecanismo “muito simplificado” para declarar ganhos de renda variáveis.
“Com essa ferramenta, tudo é automatizado, incluindo a idéia de que, uma vez autorizada, a receita deve incluir na declaração eletrônica pré-nomeada todos os ganhos que as pessoas precisam investir nesse tipo de mercado. Isso permitirá um salto de qualidade”, disse ele.
Saber mais: Haddad diz que está confiante de que o ano fecha com o IPCA um pouco melhor do que as previsões do mercado
Após essa ferramenta, o governo também espera anunciar, em breve, que permite calcular digitalmente o imposto sobre o consumo.
“Isso está no espírito da digitalização completa da economia brasileira, que já está em andamento e ganhará atração a partir do próximo ano, com a digitalização do imposto sobre o consumo. Portanto, em um tempo, eu diria em cerca de dois ou três anos que toda a economia brasileira será digitalizada”, disse o ministro. “O governo não será mais um problema e será amigo do contribuinte e do cidadão”, acrescentou.
A calculadora Revive é gratuita e está disponível na área de investidores B3. De acordo com a Bolsa de Valores de São Paulo, os investidores precisam apenas autorizar que os dados serão compartilhados com a receita.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings