Todos os anos, na época da Páscoa, o brasileiro enfrenta a escolha entre os ovos de chocolate do mercado e os artesanais (não industrializados). Vários fatores pesam sobre a escolha, entre preço, conteúdo, sabor, qualidade e marca.
Este ano, no entanto, o fator de preço deve falar mais alto contra a categoria de artesanato. Isso ocorre porque, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumidores (IBevar), o aumento do preço do cacau, que se fortaleceu em 2023, pressionou significativamente o custo de produção.
De acordo com Economia comercialA tonelada variou 53% entre 2015 e 2023, o último ano anterior à explosão do preço. Agora é de US $ 8.300 – elevação de pelo menos 164% em dois anos.
O reflexo desse incremento foi sentido mais entre produtores independentes ou artesanais de chocolate. Segundo Ibevar, a demanda por ovos desse tipo passou de uma ação de 21,4% (2024) para 18,3% (2025).
Leia também:
“A incapacidade de absorver o aumento do cacau fez com que os chocolates artesanais perdessem o fôlego”, disse Claudio Felison, presidente da Ibevar, em entrevista à DC News. A indústria vem desenvolvendo muitas alternativas e expandindo bastante a gama de produtos que oferece, buscando gerar diferentes níveis de preços. ”
Então veja a entrevista:
Como podemos entender o comportamento do consumidor diante da projeção para este ano de redução do volume de vendas (-2,8%), mas com alta receita nominal do produto (+5,8%)?
Claudio Felisoni – Houve um impacto significativo no preço do produto final. Cerca de 11%. Isso significa que a transferência não foi totalmente feita para o consumidor final. Mesmo assim, é um crescimento muito significativo no preço do produto final. Muito disso foi incorporado na redução da margem das empresas.
Há uma variação de 53% no preço do cacau entre 2015 e o final de 2023. Desde então, no entanto, torna -se uma extrema volatilidade. Por que?
Claudio Felisoni – Estes são problemas climáticos. Eles afetaram o preço da matéria -prima e, no caso da África, também houve uma redução nos investimentos, contribuindo para uma oferta mais baixa. Essas condições climáticas desfavoráveis afetaram substancialmente o mercado de chocolate, mas também atingem outros segmentos muito relevantes na Páscoa, particularmente o azeite e o bacalhau.
A volatilidade da moeda do cenário internacional afeta esta conta?
Claudio Felisoni – Claro que sim. Essa maior volatilidade devido a questões internacionais, tarifas e conflitos internacionais produzem, é claro, os preços desses produtos mais salgados por causa do dólar.
Na pesquisa do IBevar, vimos que há uma queda na intenção de comprar chocolates artesanais. Reflexão deste aumento da matéria -prima?
Claudio Felisoni – É exatamente isso. Estamos monitorando os artesanais, que estão perdendo respiração ao longo dos anos. E isso se deve exatamente a essa escala reduzida. Os produtores de artesanato não conseguem absorver aumentos de preços da matéria -prima sem passar para o produto final.
Essa é a única razão para a remoção do consumidor?
Claudio Felisoni – Você também tem o ambiente econômico com um consumidor muito fraco. Estamos vendo o crescimento do endividamento doméstico e o aumento da taxa de inadimplência. Tudo isso contribui. E [no caso da Páscoa] O consumidor procura apresentar foco nas ofertas que são industrializadas.
Grandes empresas conquistam o pequeno produtor?
Claudio Felisoni – A indústria vem desenvolvendo muitas alternativas e expandindo bastante o elenco de produtos que oferece. Isso é principalmente válido para os ingredientes. Várias combinações diferentes são feitas, buscando gerar diferentes níveis de preços.
Além de ter menos poder de negociação, como a grande indústria, Altas em Selic também afeta o pequeno produtor e piorar o cenário?
Claudio Felisoni – Por um lado, a inflação corroia o poder de compra das famílias. Por outro lado, o aumento da taxa de juros básica afeta o próprio produtor que, sendo mais baixo, é menos capaz de enfrentar o ônus das taxas altas.
Existe uma retração no consumo este ano além do mercado de chocolate?
Claudio Felisoni – Temos feito estudos de projeção de vendas para monitorar o comportamento do consumidor das famílias em horários pontuais, como a Páscoa, e os resultados correspondem às nossas projeções mensais e trimestrais para vendas no varejo na íntegra. E as projeções estão indicando exatamente as vendas diminuindo. Pesquise nosso mostre que teremos um encolhimento de 3% se compararmos o segundo trimestre de 2025 com o de 2024.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings