O governo Trump anunciou na quinta-feira (17) as taxas de navios construídos na China, após uma investigação do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), conduzido pelas administrações de Biden Trump, descobrindo que os atos, políticas e práticas da China eram irracionais e sobrecarregadas ou restringidas comércio americano.
“Os navios e o transporte marítimo são vitais para a segurança econômica americana e o livre fluxo de comércio”, disse o representante do Comércio dos EUA, Jamieson Greer. “As ações do governo de Trump começarão a reverter o domínio chinês, abordar as ameaças à cadeia de suprimentos dos EUA e enviará um sinal de demanda por navios construídos nos EUA”.
A USTR afirmou que a China alcançou seu domínio em grande parte através de sua direção cada vez mais agressiva e específica desses setores, empresas gravemente prejudiciais, trabalhadores e economia dos EUA.
As taxas serão cobradas uma vez por viagem e não pelo Porto, conforme proposto originalmente.
A proposta, que começou sob o governo de Biden e culminou em um relatório de janeiro que concluiu que a indústria naval chinesa tinha uma vantagem injusta, permitiria que o governo dos EUA impor taxas acentuadas aos navios que chegassem à China que chegam aos portos dos EUA. A proposta original previa uma taxa de serviço de até US $ 1 milhão a ser cobrada de cada operador imobiliário chinês (como o COSCO). A proposta original também afirmou que, para transportadoras marítimas que não pertencem à China com frotas contendo navios construídos na China, a taxa de serviço seria de até US $ 1,5 milhão para cada porto de escala dos EUA.
A USTR reconheceu que essa mudança foi feita devido a comentários públicos nas duas multas em março, onde mais de 300 grupos comerciais e outras partes interessadas testemunharam. Muitos alertaram o governo em cartas e testemunhos que os EUA não estavam em posição de superar uma guerra econômica que colocou transportadoras marinhas usando navios feitos na China no meio. Em breve, os navios fabricados na China representarão 98% dos navios comerciais no mundo do mundo.
Os proprietários de navios podem ser elegíveis para remissão de taxa se puderem fornecer provas de uma solicitação de envio dos EUA. A remissão da taxa seria baseada em uma capacidade de tonelagem líquida igual ou menor ou menos que o navio -up de navio encomendado. “Se um potencial proprietário do navio não receber a entrega do navio enviado pelos EUA encomendado dentro de três anos, as taxas serão superadas imediatamente”, diz o relatório.
Tabela de tarifa
Nos primeiros 180 dias, as taxas seriam definidas em zero e são divididas em várias categorias. Todas as cobranças são baseadas na tonelagem líquida de um navio. Os navios de contêiner podem variar de 50.000 a 220.000 toneladas.
Taxa de serviço em operadores de navegação chinesa e proprietários da China:
- Em vigor de 17 de abril de 2025, uma taxa de US $ 0 por tonelada líquida para o navio de chegada.
- Em vigor de 14 de outubro de 2025, uma taxa de US $ 50 por tonelada líquida para o navio de chegada.
- Em vigor de 17 de abril de 2026, uma taxa de US $ 80 por tonelada líquida para o navio de chegada.
- Em vigor de 17 de abril de 2027, uma taxa de US $ 110 por tonelada para o navio de chegada.
- Em vigor de 17 de abril de 2028, uma taxa de US $ 140 por tonelada líquida para o navio de chegada.
A taxa será cobrada até cinco vezes por ano por navio. O registro não discriminou o preço por contêiner.
As taxas de serviço dos operadores de embarcações construídas na China são menores.
- Em vigor de: 17 de abril de 2025, uma taxa de US $ 0 por contêiner descarregado.
- Em vigor de 14 de outubro de 2025, uma taxa de US $ 18 por tonelada líquida (US $ 120 por contêiner).
- Em vigor de 17 de abril de 2026, uma taxa de US $ 23 por tonelada líquida (US $ 153 por contêiner).
- Em vigor de 17 de abril de 2027, uma taxa de US $ 28 por tonelada líquida (US $ 195 por contêiner).
- Em vigor de 17 de abril de 2028, uma taxa de US $ 33 por tonelada líquida (US $ 250 por contêiner).
A taxa será cobrada até cinco vezes por ano por navio.
As taxas sobre transportes de automóveis construídas no exterior também serão baseadas em sua capacidade. A taxa começaria em US $ 150 por equivalente a carro (céu) em 180 dias.
As ações da segunda fase não começarão por três anos e direcionarão os navios GNL. O USTR limitaria as restrições ao transporte de GNL através de navios estrangeiros. Essas restrições aumentarão gradualmente em 22 anos.
As transportadoras marítimas, se fornecerem prova de ordem de um navio construído nos EUA, taxas ou restrições em um navio equivalente não construído nos EUA será suspenso por até três anos.
As taxas de navios construídos na China não cobrem efetivamente o transporte marítimo de grandes lagos ou o transporte marítimo do Caribe, de e para os territórios dos EUA.
As exportações a granel, como carvão ou grãos, serão isentas, juntamente com navios vazios que atingem as portas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.