Barreiras comerciais podem assumir muitas formas. Tarifas são apenas uma delas. Os requisitos de licenciamento de gastos, restrições de exportação e multas de remessa são outros obstáculos.
A Nvidia disse na terça -feira que assumiria uma taxa de US $ 5,5 bilhões relacionada ao cancelamento das exportações de chips para a China por causa das novas regras de licenciamento do governo dos EUA. Pequim retaliava as taxas de Trump, implementando restrições à exportação de elementos terrestres raros e aumentando o escrutínio antitruste sobre as empresas dos EUA. O governo de Donald Trump tem flertado com a idéia de impor tarifas aos navios de contêineres fabricados na China que atracam nos portos americanos.
Dados esses desenvolvimentos, a Organização Mundial do Comércio alertou na quarta -feira (16) que as perspectivas de comércio global “se deterioraram bruscamente” e previam uma queda de 0,2% em 2025. Não é apenas um alarmismo: os navios originários da China já estão cancelando suas viagens.
As condições no mercado de ações também pioraram. As ações dos EUA caíram na quarta -feira, quando as restrições de exportação na NVIDIA deixaram os investidores apreensivos. O comércio – em todos os contextos – está sendo atingido pela ofensiva das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.
O que você precisa saber hoje
Mercados dos EUA abalados por novas preocupações comerciais
As ações dos EUA despencaram na quarta -feira, atingindo mínimos da sessão após o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre inflação e tarifas. O S&P 500 perdeu 2,24% e a Dow Jones Industrial Averag caiu 1,73%. O NASDAQ Composite afundou 3,07%, pressionado por quedas pesadas em ações de chip em meio a relatórios de novos requisitos de licenciamento dos EUA para as exportações da NVIDIA. As ações do fabricante de chips caíram 6,9%.
Mercados asiáticos decolam de Wall Street
Os mercados da Ásia-Pacífico estavam principalmente em ascensão na quinta-feira (17). A Coréia do Sul Kospi aumentou cerca de 1%, como manteve o banco central do país, como esperado, sua taxa de juros básica em 2,75%. O Nikkei 225 do Japão aumentou cerca de 1,2%, mesmo com o país relatando um aumento de 3,9% nas exportações em março, abaixo das estimativas e muito mais baixo que 11,4% saltou em fevereiro.
Tensão no termo duplo
Powell expressou preocupação de que o Banco Central “possa se encontrar em um cenário desafiador, no qual nossos objetivos de duplo termo estão em tensão”. O Fed procura garantir preços estáveis e pleno emprego. Economistas, incluindo os próprios do Fed, veem ameaças a ambos os objetivos das tarifas de Trump, que “eles provavelmente nos levarão mais longe de nossos objetivos”, disse Powell em uma sessão de perguntas e respostas.
Alertas da OMC para desorganizar no comércio mundial
“As perspectivas de comércio global se deterioraram bruscamente devido a um aumento nas tarifas e incerteza nas políticas comerciais”, alertou a Organização Mundial do Comércio Comercial em seu último relatório “Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global”, divulgado na quarta -feira. Com base nas taxas atualmente em vigor e na inclusão de uma suspensão de 90 dias de “tarifas recíprocas”, o volume de mercadorias do comércio mundial cairá agora 0,2% até 2025.
Os navios de carga da China cancelam viagens
Os importadores dos EUA estão sendo notificados de um aumento nos cancelamentos de viagens de viagens da China: um total de 80 travessias canceladas (ou “em branco”) da China foram registradas pelo grupo HLS da empresa de logística. O impacto da redução do tráfego de contêineres para a América do Norte será significativo para muitos vínculos na economia e na cadeia de suprimentos, incluindo portos e empresas de logística que movem a carga.
Os lucros do TSMC excedem as expectativas
A empresa de fabricação de semicondutores de Taiwan, divulgada na quinta -feira (17), lucros do primeiro trimestre, o que excedeu as expectativas dos analistas. O lucro líquido do fabricante de chips aumentou 60,3% em relação ao ano anterior, para NT $ 361,56 bilhões (US $ 11,1 bilhões), enquanto a receita líquida no trimestre de março aumentou 41,6%, para NT $ 839,25 bilhões em comparação com o mesmo período do ano passado. A demanda por chips de inteligência artificial impulsionou os resultados do TSMC, mas as taxas de Trump representam uma ameaça a lucros futuros.
Ainda confiante no dólar: Piper Sandler
O índice do dólar, que mede o valor do dólar americano em comparação com uma cesta de moedas principais, caiu na semana passada em seu ponto mais baixo desde abril de 2022, em meio a uma crescente incerteza com as tarifas de Trump. Ainda mais preocupante: o dólar americano é normalmente visto como um refúgio ativo em tempos de volatilidade, de modo que seu enfraquecimento levantou preocupações. Piper Sandler, no entanto, permanece confiante na moeda – veja por que
E finalmente …
A China aponta serviços americanos e outras áreas, criticando aumentos de tarifas “sem sentido” em mercadorias
A China anunciou na semana passada que encerrou a retaliação contra as taxas do presidente Donald Trump, dizendo que novos aumentos dos EUA seriam uma “piada” e que Pequim “os ignoraria”.
Em vez de continuar a se concentrar na tarifa das mercadorias, a China optou por recorrer a outras medidas, incluindo ações destinadas ao setor de serviços dos Estados Unidos. Pequim implementou uma série de medidas restritivas não -tarifas, como expandir os controles de exportação de terras raras e abrir investigações antitruste contra empresas americanas.
Além disso, alguns vêem a China tentando expandir a guerra comercial para abranger o comércio de serviços – que inclui serviços de viagem, jurídicos, consultoria e financeira – os EUA mantêm um superávit significativo com a China há anos.
—
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.