O novo líder da Nissan para as Américas disse que a montadora pretende “maximizar” a produção em sua maior fábrica nos Estados Unidos, devido a 25% de tarifas sobre carros impostos pelo presidente Donald Trump.
Christian Meanier, que assumiu o cargo de presidente da Nissan Americas em janeiro, disse que as tarifas estão acelerando os planos necessários para a montadora aumentar a produção doméstica e ajudar a reestruturar suas operações nos Estados Unidos.
“Temos grandes instalações, ótimas capacidades e hoje não usamos a capacidade máxima. Ainda temos espaço para melhorar nossa capacidade”, disse Meunier à entrevista virtual da CNBC na quarta -feira. “Estamos buscando vender mais produtos fabricados nos EUA e ajustar, durante todo o processo, os veículos provenientes do México e Japão”.
Meanier disse que seu “objetivo final” é “maximizar” a capacidade da fábrica da montadora em Smyrna, Tennessee, que ocupa 6 milhões de metros quadrados. A fábrica tem a capacidade de produzir 640.000 veículos por ano em três turnos, segundo ele. No ano passado, a fábrica produziu mais de 314.500 veículos em dois turnos, com cerca de 5.700 funcionários.
“Estamos focados em maximizar a capacidade e tornar o Smyrna o poder que já foi”, disse ele. “Este é o meu objetivo final … preencha a fábrica e gera muitos lucros novamente”.
Meanier não queria especular sobre um prazo para atingir a produção máxima na fábrica, que atualmente fabrica quatro modelos, incluindo a Nissan Rogue, o melhor veículo de vendedores da montadora do mercado doméstico. Ele disse que leva tempo para mudar de planos e mover a produção.
“Podemos aumentar a produção, como descrevi para os modelos existentes que temos nos EUA e nos comprometermos com um plano para trazer um produto nos próximos dois anos … ou alguns produtos para o mercado dos EUA. Mas isso não pode acontecer da noite para o dia”, disse ele.
As declarações de Meanier aconteceram dois dias depois que Trump disse que está considerando “ajudar” algumas montadoras, afirmando que as empresas precisam de tempo para mudar seus planos de produção.
A Nissan está pensando em adicionar produção híbrida em Smyrna, bem como novos produtos, como um modelo Infiniti, disse Maier. Ele também mencionou que a empresa está analisando o aumento da produção de componentes de trem de energia, como motores e o aumento do conteúdo doméstico.
“O bom é que temos flexibilidade. Temos a capacidade de acelerar, fazer as coisas mais rapidamente do que faria normalmente”, disse Maier. “Eu já estava trabalhando nisso antes da tarifa, porque estou convencido de que o local é o caminho”.
As taxas de veículos americanas estão em vigor desde 3 de abril, apesar da recente suspensão de outros países anunciados por Trump. Tarifas adicionais de 25% em peças automotivas estão programadas para entrar em vigor até 3 de maio.
Meanier afirmou que essas peças em potencial sobre peças danificariam a empresa e seus planos.
“Esperamos que haja soluções que não prejudiquem completamente, para 25%, porque isso é muito”, disse ele. “Esperamos que haja um compromisso no meio”.
A Nissan possui duas plantas de montagem no México que produzem uma variedade de veículos, incluindo importações como Nissan Kicks e Nissan Versa. Em 2024, a Nissan produziu quase 670.000 unidades no México, com mais de 456.000 exportados, de acordo com a UNOTV no México.
Nos EUA, a Nissan afirma que possui instalações de montagem capazes de produzir mais de 1 milhão de veículos, 1,4 milhão de motores, 1,4 milhão de forjados e 456.000 fundições anualmente. Dessa capacidade total, a montadora produziu quase 525.600 veículos nos EUA em 2024.
Além de Smyrna, a empresa possui uma grande fábrica de trem de força no Tennessee e outra grande fábrica de montagem de veículos em Canton, Mississippi.
Atualmente, a fábrica de Canton produz a picape Nissan Altima sedan e a Nissan Frontier de tamanho médio. Emprega cerca de 5.000 trabalhadores em um único turno para o Altima e dois turnos para a Frontier.
Rogue, Pathfinder e Frontier, que sofreram declínios significativos no mercado nos últimos anos, com cerca de 7% a 8% da participação no segmento, são alguns dos veículos com o maior potencial de crescimento para a Nissan nos EUA, de acordo com o mal -humorado.
A Nissan reduziu o preço de Rogue e Pathfinder entre US $ 640 e quase US $ 2.000, dependendo do modelo e do veículo, em resposta às tarifas. Também não aceitou novos pedidos nos EUA para dois SUVs fabricados no México por sua marca de luxo Infiniti.
“A Nissan enfrentou recentemente dificuldades, mas temos um bom plano”, disse ele. “Temos bons produtos em desenvolvimento. Estamos lançando excelentes produtos agora que eles são bem -sucedidos e vamos dar a volta, apesar da tarifa”.
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