O secretário de Transporte dos Estados Unidos, Sean P. Duffy, anunciou na quarta -feira (16), um acordo entre a Administração Federal Federal (FR) e a Amtrak para encerrar o subsídio de US $ 63,9 milhões concedido à Amtrak pelo Programa de corredor de corredor de trem (CID) do Texas, anteriormente conhecido como Projeto Ferroviário Central.
O projeto foi anunciado originalmente como uma iniciativa puramente privada, mas, à medida que as estimativas de custo aumentaram drasticamente, a proposta passou a depender da Amtrak e dos recursos federais para a viabilidade. O custo estimado do projeto agora excede US $ 40 bilhões – tornando inviável a construção e um alto risco para os contribuintes.
“Tenho o prazer de anunciar que a FRA e a Amtrak concordaram que o financiamento deste projeto é um desperdício de recursos públicos e uma distração da principal missão da Amtrak, que é melhorar seus serviços atuais, que ainda estão abaixo do ideal”, disse o secretário Sean P. Duffy. “O projeto Ferroviário Central do Texas foi proposto como uma empresa privada. Se o setor privado acredita na viabilidade deste projeto, que assume o desenvolvimento preliminar, em vez de depender da Amtrak e do contribuinte americano para salvá -lo. Meu departamento continuará buscando todas as oportunidades para salvar recursos federais e priorizar a eficiência.”
Embora o número de passageiros da Amtrak tenha se recuperado desde a pandemia, a empresa continua enfrentando déficits operacionais significativos. Além disso, a Amtrak lidou com desafios operacionais proeminentes, como atrasos no corredor do nordeste e a perda de sua frota de vagões de horizonte devido à corrosão. Corrigir esses problemas é uma prioridade para a FRA.
Além disso, sob o governo anterior, a Amtrak considerou grandes empréstimos com garantias federais, bem como novos subsídios, como a única maneira de permitir as obras. Esse modelo vai contra a estimulação do investimento privado em infraestrutura, transferindo todos os riscos para o contribuinte.
O abandono do projeto Ferroviário Central do Texas no momento permitirá que a Amtrak se concentre em melhorias urgentes para garantir mais confiabilidade aos passageiros atuais.
“Conectar Dallas e Houston continua sendo uma das oportunidades mais promissoras para novas linhas de passageiros nos Estados Unidos”, disse Kyle Fields, principal consultor jurídico da FRA. “O anúncio de hoje reflete o reconhecimento da Amtrak e da FRA que federalizando o projeto Ferroviário Central do Texas não é o melhor uso de recursos públicos”.
O anúncio de hoje não representa o fim do interesse da FRA em novos projetos ferroviários. A FRA mantém uma série de programas destinados a desenvolver novos corredores, incluindo alta velocidade, e continuará trabalhando com parceiros para desenvolver soluções viáveis e economicamente sustentáveis. Com o final do subsídio do programa CID, cerca de US $ 60 milhões podem ser realocados para outras iniciativas que apóiam o transporte ferroviário seguro, eficiente e confiável.
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