As ações de veículos novos e usados para venda nos EUA estão caindo rapidamente à medida que os consumidores correm para comprar carros e captadores antes dos possíveis aumentos de preços devido a tarifas, de acordo com revendedores e análises do setor.
As ações dos novos dias de veículo – calculadas com base em uma estimativa diária de vendas no varejo – caíram de 91 dias desde o início de março a 70 dias deste mês, de acordo com a Cox Automotive. O inventário nos dias de veículos usados, que já estava baixo, caiu quatro dias, atingindo 39 dias, informou a empresa.
“Os consumidores estão tentando antecipar as taxas de importação”, disse Jonathan Smoke, economista -chefe de Cox na terça -feira (15), durante uma atualização on -line. “A queda em estoque [de veículos novos] Foi um dos maiores que vimos em vários anos. ”
Isso se compara a uma variação típica no inventário mensal em dias, em um mercado normal, aproximadamente 5 a 7 dias, de acordo com Cox.
As vendas de novos veículos estão 22% acima do ritmo ajustado sazonalmente no ano passado e aumentaram mais de 8% no ano, disse Smoke. No mercado de veículos usados, a Cox estima que as vendas “aumentaram muito”, com um crescimento de 7% até agora este ano em comparação com 2024.
O aumento das vendas é positivo para a indústria automotiva, que muitos analistas esperavam permanecer estáveis no início do ano. Mas há uma preocupação de que as vendas possam parar completamente assim que montadoras e concessionárias vendem suas ações com isenção de tarifas.
A consultoria automotiva de telemetria espera que os maiores custos de produção, peças e outros fatores resultem em até 2 milhões de veículos menos vendidos anualmente nos EUA e no Canadá, em parte devido ao aumento dos custos e preços associados.
As montadoras e os fornecedores podem ser capazes de absorver parte dos aumentos de custos, mas também devem transmiti -los aos consumidores dos EUA, o que pode reduzir as vendas, analistas.
Muitas montadoras aumentaram seus estoques de automóveis e picapes importados antes de 25% das taxas do presidente Donald Trump em veículos importados entrarem em vigor em 3 de abril. Mas alguns mudaram as remessas, mantinham veículos nos portos ou os interrompem completamente, como o Jaguar Land Rover.
A General Motors tem aumentado estrategicamente parte da produção nos EUA, incluindo o aumento da produção na fábrica de uma picape indiana, além de cancelar uma parada anunciada anteriormente para o próximo mês em uma instalação do Tennessee.
Ryan Rohrman, CEO do Rohrman Automotive Group, baseado em Indiana, disse na semana passada que abril começou “bastante forte”, sinalizando uma combinação de compras motivadas por tarifas e medo, juntamente com melhores ações em comparação com os últimos anos.
“Os negócios estão realmente indo muito bem agora”, disse Rohrman, cujo grupo tem 22 franquias. “Março foi muito bom e ainda não diminuiu a velocidade”.
A Ford Motor da Chrysler e as montadoras da Stellantis aproveitaram as tarifas como uma oportunidade para reduzir os estoques, oferecendo aos clientes ofertas de “preços dos funcionários”.
Nick Anderson, gerente geral de uma concessionária do Missouri Ford, disse que esse desconto especial e a preocupação de que os preços aumentam em breve devido a tarifas ajudaram a atrair consumidores sensíveis ao preço para sua loja. Isso é bom para as vendas, mas impactou negativamente o lucro bruto da loja.
“Estamos a caminho de combinar ou superar no ano passado”, disse ele. “A maioria das pessoas que estamos vendo é definitivamente mais sensível ao preço … nosso volume é bom, mas o lucro bruto caiu. É apenas um tipo diferente de clientela”.
Anderson disse que estava otimista sobre as vendas este ano, mas “muito disso dependerá dos próximos 60 a 90 dias – o que acontece com as tarifas”.
Trump disse na segunda -feira que está procurando “ajudar algumas das montadoras”, mas não explicou o que isso poderia significar.
O presidente da Stellantis, John Elkann, disse que durante a assembléia anual da montadora na terça -feira, ele foi “encorajado” com o comentário de Trump, observando que a taxa de 25% em veículos importados e rigorosos regulamentos de emissões europeus estão colocando os dois “em risco”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.