A economia da China se expandiu 5,4% no primeiro trimestre, excedendo as expectativas, mantendo um ritmo forte, mesmo enquanto as ameaças tarifárias dos EUA levam grandes bancos de investimento a reduzir a perspectiva de crescimento anual do país.
O PIB do primeiro trimestre excedeu as expectativas da Reuters para um crescimento de 5,1% ano a ano, a continuação de uma recuperação começou no final de 2024, graças a um amplo impulso de estimulação política.
As vendas no varejo em março aumentaram 5,9% ano a ano, superando marcadamente as estimativas de analistas de crescimento de 4,2%. A produção industrial expandiu 7,7% em relação ao ano anterior, contra estimativas médias de 5,8%.
O investimento em ativos fixos cresceu 4,2% no primeiro trimestre, contra estimativas de um aumento de 4,1% na pesquisa da Reuters.
A liderança chinesa estabeleceu uma meta de crescimento anual ambiciosa de “cerca de 5%” este ano, uma meta considerada mais difícil de alcançar, dadas as perspectivas de escalar a guerra comercial e o consumo doméstico persistentemente fraco.
A guerra de retaliar tarifas com os EUA aumentou o total de impostos impostos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 145%de produtos chineses, causando uma retaliação de Pequim, que elevou os produtos dos EUA para 125%. Espera -se que esses níveis de impostos de importação danifiquem as exportações na China e reduzam vários pontos percentuais da expansão da economia este ano.
“É provável que o crescimento se deteriore rapidamente a partir do segundo trimestre, dada a baixa probabilidade de negociações bilaterais de curto prazo para estabelecer um aumento de 125% nas tarifas”, disseram economistas de Morgan Stanley em uma nota no início desta semana.
Vários bancos de investimento reduziram as previsões de crescimento da China este ano, com a maioria dos economistas duvidando de que Pequim atinja seu objetivo oficial.
Na terça -feira, o UBS Group ingressou em uma série de rebaixamentos de crescimento com a previsão mais pessimista entre os principais bancos, projetando que a economia da China crescerá apenas 3,4% este ano, à medida que as taxas dos EUA sufocam as exportações. O banco de investimento projeta que a China exporta para os EUA cairá em dois terços nos próximos trimestres, com o total de exportações diminuindo 10% em termos de dólares este ano.
A pressão aumentou pelas autoridades chinesas para liberar mais medidas de estímulo contundente para apoiar o consumo doméstico e o mercado imobiliário, reduzindo a dependência da economia em relação às exportações e investimentos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.