O presidente Donald Trump intensificou suas ameaças de enviar cidadãos americanos para prisões estrangeiras, afirmando na terça-feira que ele adoraria deportar cidadãos americanos “nascidos e criados no país” para cometer crimes violentos para um mega-megreestre em El Salvador.
Trump levantou a idéia durante as conversas na segunda -feira (14) com o presidente Salvadoren Nayib Bukele, que se chama de “ditador mais legal” e concordou em receber migrantes detidos pelos Estados Unidos nas prisões de seu país.
Mas o republicano de 78 anos reforçou a proposta de nos enviar cidadãos para El Salvador, embora haja dúvidas fundamentais sobre a legalidade de tal medida.
“Eu os chamo de criminosos caseiros”, disse Trump, em trechos de uma entrevista com a Fox Noticias, que deve ser mostrada mais tarde na terça -feira.
“Aqueles que cresceram aqui, algo deu errado e eles batem em pessoas com um clube de beisebol e empurrando as pessoas para os trilhos do metrô”, disse ele. “Estamos estudando isso. Eu adoraria fazer.”
Na segunda -feira, Trump declarou, durante sua reunião com Bukele no Oval Hall, que pediu ao procurador -geral Pam Bondi para analisar a possibilidade de enviar cidadãos americanos a El Salvador.
A Casa Branca disse que continua a avaliar se a medida seria legalmente viável. “É uma questão legal que o presidente está analisando”, disse o secretário de imprensa Karoline Leavitt a repórteres em uma conferência de imprensa.
“Ele só consideraria isso, se for legal, para os americanos que são criminosos repetidos em crimes violentos e extremos – pessoas que ninguém nesta sala quer como vizinhos”.
Bukele, conhecido por sua postura autoritária, fez a oferta incomum de aceitar prisioneiros dos Estados Unidos logo após a inauguração de Trump por um segundo mandato.
Trump já enviou mais de 250 migrantes para lá, principalmente sob uma lei dos tempos de guerra, com séculos de existência, que remove o direito ao devido processo legal, em troca de um pagamento de US $ 6 milhões feito a El Salvador.
No entanto, ele se falou cada vez mais sobre a possibilidade de enviar cidadãos americanos para prisões estrangeiras.
O governo de Trump já está enfrentando pressão sobre o caso de um migrante deportado por engano dos Estados Unidos para El Salvador, dentro do acordo assinado com Bukele.
Na segunda -feira, Bukele rejeitou a idéia “absurda” de retornar Kilmar Abrego Garcia, pai de uma família no estado de Maryland aos Estados Unidos.
A Suprema Corte dos EUA determinou que o governo de Trump facilita seu retorno da notória prisão depois que a Casa Branca informou que sua deportação ocorreu devido a um “erro administrativo”.
Os funcionários do governo de Trump insistem que ele é um migrante ilegal e membro da temida gangue MS-13 de El Salvador, embora nunca tenha sido condenado.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings