Tsai Chi-Yu, CEO e fundador da Stay, disse ao jornal Times Brasil neste sábado (12), sobre o impacto das tarifas de Donald Trump no mercado asiático e no A decisão de Donald Trump de isentar smartphones, computadores e chips das novas tarifas.
Nascido em Taiwan, o executivo conhece muito bem como o asiático de origem pensa nessa situação de pressão. “O fato é que algumas concessões não serão feitas. Estamos falando de uma sociedade, uma cultura que tem pessoas muito resistentes, e esse governo específico é um governo que não pode fazer algumas concessões, dada a conjuntura política interna do país. Ao contrário dos governos anteriores, que precederam Xi Jinping. O atual presidente dificilmente fará concessões nessa guerra do tarifa” “”
Leia mais:
No entanto, o empreendedor entende a importância do mercado dos EUA para a China e sugere soluções que devem ser adotadas a curto, médio e longo prazo. “Quase nenhum país ou grupo de países poderá substituir rapidamente o poder do consumidor da economia dos EUA. Mas a China tem outras opções, não apenas na Ásia, mas em outros continentes, mas na África, a própria América Latina, um redirecionamento do comércio chinês para esses países”, diz Tsai.
“No curto prazo, este será o grande movimento que a China fará, irá para o sudeste da Ásia, mas a médio e longo prazo, a China precisa transmitir sua economia de um mercado de exportação para um mercado de consumo. Não tem mercado maior para substituir o mercado americano do que o próprio mercado doméstico”, que fundou sua fintech no Brasil em 2022.
Tsai Chi-Yu também entende que as últimas mudanças adotadas por Trump são uma questão de manter sua imagem positiva em seu próprio país. “Vale ressaltar que o smartphone inserirá essa lista de exceções porque uma sobrexição de um produto que afeta diretamente o consumidor americano tem um impacto muito negativo na percepção do governo. O americano se sentirá muito no seu bolso. Para este produto, o americano tende a ser mais flexível”.
Ficar
A Stay, uma empresa de Tsai Chi-Yu, oferece pensão privada como um benefício corporativo. O empresário apontou as razões para escolher o Brasil para investir nesse mercado. “Quando falamos sobre pensão privada no Brasil, conversamos sobre um mercado que hoje representa mais de alguns trilhões de reais. E quando você olha quando o Brasil envelhece e a fertilidade cai, é muito difícil imaginar que todos poderão contar com a pensão pública”, explica o CEO.
“As pessoas precisam salvar e [a previdência privada] É a maneira mais segura de economizar, pois é um mercado governamental hiper -regulado. Não há nada melhor do que a empresa oferece um produto como este. Você recebe através do seu negócio, mas no final do dia a empresa que precisa contratar uma solução de pensão corporativa. A tendência é que, nas futuras empresas, estará cada vez mais pensante em particular para seus funcionários ”, diz Tsai.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings