As ações subiram na sexta -feira (11), enquanto Wall Street terminou uma semana historicamente agitada.
O S&P 500 avançou 1,81% para terminar em 5.363,36. A Dow Jones Industrial Averaga subiu 619,05 pontos, ou 1,56%, e fechou em 40.212,71. O NASDAQ Composite aumentou 2,06% para terminar em 16.724,46.
As ações ganharam um novo impulso na tarde de sexta -feira com comentários da Casa Branca que o presidente Donald Trump está “otimista” de que a China buscará um acordo com os EUA.
Esta semana foi um dos períodos mais voláteis já registrados em Wall Street. As taxas principais despencaram na quinta -feira (10), enquanto os investidores adotaram uma posição mais cautelosa, com incerteza sobre a pesagem de políticas comerciais sobre o sentimento. As ações perderam grande parte dos ganhos históricos vistos na quarta-feira (9), depois que Trump anunciou uma trégua de 90 dias sobre algumas de suas altas tarifas “recíprocas”.
A S&P 500 caiu 3,46% na quinta -feira, enquanto as 30 ações da Dow despencaram 1.014,79 pontos, ou 2,5%. O NASDAQ, com uma forte presença de tecnologia, terminou o dia em queda de 4,31%. Na quarta -feira, o S&P 500 demitiu 9,52%, registrando seu terceiro maior ganho em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto Dow disparou mais de 2.900 pontos.
A taxa de volatilidade da CBOE, conhecida como VIX, no início da semana excedeu 50 antes de cair para cerca de 37 na sexta -feira à tarde.
O governo Trump optou por uma taxa universal de 10% – exceto na China. Os produtos de Pequim terão uma taxa de 145%, confirmou um oficial da Casa Branca à CNBC na quinta -feira.
A China retaliou na sexta -feira aumentando suas taxas de produtos dos EUA de 84% para 125%. “Embora os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso não fará mais um sentido econômico e se tornar uma piada na história da economia mundial”, afirmou o Ministério das Finanças chinês em comunicado, de acordo com uma tradução da CNBC.
Enquanto isso, a União Europeia disse que seu representante comercial voaria para Washington no domingo para “tentar assinar acordos”.
“Também seguimos os primeiros capítulos dessa mudança no regime comercial global e, embora o intervalo de 90 dias nas tarifas recíprocas reverte temporariamente a queda do mercado, estende a incerteza”, escreveu o Wells Fargo Investment Institute, Darrell Cronk, em nota na sexta-feira.
Aqui estão as taxas dos EUA atualmente em vigor:
- 145% de tarifa sobre todos os produtos na China
- 25% de tarifas em alumínio, carros e produtos do Canadá e México que não estão sob o Acordo US-Mixico-Canada
- Taxa de 10% em todas as outras importações
Apesar da semana tumultuada, as três taxas principais registraram ganhos sólidos no período. O S&P 500 subiu 5,7%, seu melhor desempenho semanal desde novembro de 2023. A Nasdaq subiu 7,3% durante a semana, o melhor resultado desde novembro de 2022. A Dow ganhou quase 5% na semana.
No entanto, as principais taxas permanecem muito abaixo dos níveis de 2 de abril, quando a Casa Branca anunciou as tarifas recíprocas chamadas em produtos de outros países. Desde então, o S&P 500 caiu mais de 5%.
Os dados mais recentes sobre a confiança do consumidor em abril foram piores do que o esperado. A expectativa de inflação também atingiu o nível mais alto desde 1981, de acordo com pesquisas da Universidade de Michigan com os consumidores.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.