O aumento do presidente Donald Trump nas taxas sobre as importações da China fecharia basicamente a maior parte do comércio entre esse país e os EUA, segundo a economista Erica York.
“Depende de quão inquieta ou amplamente a tarifa é aplicada, mas geralmente se você exceder uma tarifa de três dígitos, está cortando a maior parte do comércio”, disse o Centro de Política Tributária Federal da Fundação Tax no programa “The Exchange” da CNBC na quinta-feira (10). “Ainda pode haver algumas coisas sem substitutos que as empresas simplesmente terão que pagar, mas principalmente corta tudo”.
Seus comentários ocorreram em meio ao retorno do mercado de parte dos ganhos expressivos vistos na quarta -feira (9). As Falls aceleraram na quinta -feira depois que um funcionário da Casa Branca confirmou à CNBC que a tarifa dos EUA sobre produtos chineses agora é de 145%. Esse total inclui o recente aumento, para 125%, de 84%, anunciado por Trump na quarta -feira, bem como uma taxa de 20% relacionada ao fentanil que o presidente havia impôs anteriormente.
York enfatizou que o mercado ainda não está livre da ameaça, dizendo que “não é como se a ameaça desaparecesse completamente”, pois não se espera que a clareza até julho, quando a reversão da tarifa estiver agendada.
Na quarta-feira, Trump anunciou que está reduzindo temporariamente as tarifas sobre as importações da maioria dos países-exceto a China a 10% por 90 dias. Em uma reunião de gabinete na quinta-feira, o presidente se recusou a descartar a possibilidade de estender a suspensão de 90 dias.
Levando em conta as taxas na China, os impostos básicos de 10% ainda em vigor e outras tarifas setoriais, Trump ainda colocou o país em sua postura mais protecionista em décadas, mesmo com a suspensão.
“Isso ainda levará a tarifa média para os níveis que não vimos desde a década de 1940, então isso é significativo”, acrescentou o economista. “Esses são grandes aumentos de custos. É um impacto econômico. Claramente não nos coloca de uma maneira muito boa”.
A Tax Foundation estima que todas as novas taxas de Trump levarão a um aumento nas receitas federais de US $ 171,6 bilhões este ano. Isso tornaria Trump classificar o maior aumento de impostos desde 1993, o aumento dos aumentos sob os ex -presidentes George HW Bush e Barack Obama, informou a instituição.
A China disse que não vai recuar se a dinâmica comercial subir para uma guerra comercial. Poucas horas antes do anúncio de suspensão tarifária de Trump, a China aumentou suas tarifas de retaliação sobre as importações dos EUA de 34% para 84%, o que entrou em vigor na quinta -feira.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.