O Times Brasil – CNBC licenciado exclusivolançado nesta quarta -feira (09) o programa Criptografia brasil. Apresentado pelo especialista em inovação Rita Wu e pelo CEO da Digitra, Rodrigo Batista, a atração semanal promete manter o público atualizado no mercado de moeda digital.
No episódio de estréia, o programa abordou o impacto das tarifas recentemente impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no mercado de criptomoedas.
“O cenário é desafiador, assim como as finanças tradicionais. É difícil separar o mundo das finanças tradicionais do mundo das criptomoedas”, explicou Batista durante o programa.
O Bitcoin caiu apenas 1% dentro de 24 horas após o anúncio tarifário, enquanto o Ethereum caiu 13%. “Existe uma narrativa histórica de que o Bitcoin é um equivalente em ouro digital. Sua variação foi de cerca de 5%, o ouro também caiu cerca de 5%”, disse Batista.
A família Trump no mercado de criptografia
O programa mostrou um relatório sobre o desempenho de Donald Trump no setor. Antes de assumir o cargo em janeiro de 2025, Trump lançou uma criptomoeda com seu nome e imagem, que atingiu um valor próximo a US $ 12 bilhões, mas depois perdeu dois terços do valor.
O relatório revelou que os filhos do presidente dos EUA, Donald Junior e Eric Trump, anunciaram em março a criação de “American Bitcoin”, uma empresa de mineração em parceria com a HUT 8. Os filhos de Trump terão 20% dos negócios.
Saber mais:
Análise no mercado de criptografia
O analista técnico Fausto Botelho participou do programa e comentou o impacto da guerra tarifária. “O mercado de criptomoedas está agitado com o mercado de ações. Celebramos a entrada de Wall Street no mundo criptográfico, mas isso trouxe vantagens e desvantagens”, disse Botelho.
O analista considera que a tarifa é “apenas um catalisador para uma situação que se estende há anos, que é a supervalorização do mercado de ações”.
Saber mais:
O que são criptomoedas?
O programa dedicou um segmento a explicar conceitos fundamentais aos espectadores. O batista comparou a criptomoeda com as notas físicas.
“A diferença é pensar em uma fotografia impressa e em uma votação de US $ 50. Fotografia, você pode digitalizar, publicar na rede social, envie pelo WhatsApp. Se você fizer uma cópia de uma votação, isso tem sido um crime. O que o Bitcoin faz foi a primeira vez que alguém poderia replicar na Internet um banco que não pode ser alterado ou falsificado”, ele explicou.
Sobre a tecnologia blockchain, a base das criptomoedas, Batista a descreveu como “basicamente uma planilha”, onde as informações não podem ser alteradas. “Desde o momento em que Rodrigo enviou um bitcoin para Rita, essa informação é registrada lá para a eternidade e que garante que isso seja matemática e computação”, disse ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings