O Abimóvel (Associação Brasileira de Indústrias de Móveis) Ele alertou, na segunda -feira (25), que o comércio internacional de móveis enfrenta uma nova instabilidade depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta -feira (22) o início de uma investigação tarifária sobre móveis importados.
O processo, conduzido pelo Departamento de Comércio no escopo da Seção 232, deve ser concluído em 50 dias e pode resultar na aplicação de novas tarifas sobre produtos setoriais de vários países.
“A medida foi apresentada como uma estratégia para revitalizar a indústria de móveis domésticos, com a promessa de recuperação de empregos em postes tradicionais como Carolina do Norte, Carolina do Sul e Michigan. O anúncio teve efeito imediato no mercado financeiro: grandes varejistas que dependem da importação registraram uma forte queda na Wall Street, enquanto fabricantes com produção localizada de território americano”, a entidade diz uma nota em uma nota.
Leia também:
“Difícil de competir com essa disparidade”, diz o diretor de impacto tarifário no setor de móveis
Trump anuncia tarifas sobre móveis importados após estender a taxa de aço e alumínio
O Brasil quer expandir a lista de exceções da tarifa e apostar em novos acordos comerciais
O Abymobile ainda cita os riscos para o Brasil. A associação aponta que os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de móveis e colchões, responsáveis por 28% das remessas na primeira metade de 2025. Também considerando componentes, máquinas e insumos da cadeia de móveis, a participação aumenta para 38,4%, de acordo com uma pesquisa.
Entre janeiro e junho deste ano, o setor exportou US $ 374,2 milhões em móveis e colchões prontos, um aumento de 6,8% no mesmo período de 2024. Muito desse volume foi destinado ao mercado dos EUA, especialmente Poles de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas gerais e Esprituto san Estados como Pernambuco, Bahia e Pará também são impactados.
A expansão das tarifas já anunciadas, adicionada à sobretaxa de 50% aplicada aos móveis de madeira desde agosto, tem sido um risco para a competitividade da indústria nacional. Segundo Abimóvel, os móveis de madeira representam cerca de 80% da agenda de exportação e têm um forte grau de personalização para o mercado dos EUA, dificultando o redirecionamento da produção para o mercado doméstico ou outros destinos.
“O cenário já causou suspensão de contratos e gera incertezas sobre emprego e exportação e pode reduzir a produção de móveis no país em até 1,4%”, diz ele.
A CNI (National Confederação da Indústria) anunciou uma missão comercial para os EUA em setembro para expandir o diálogo com o setor privado dos EUA. “O Abimóvel estará presente nas reuniões, apresentando propostas e agindo na defesa do setor nacional de móveis”, conclui a entidade.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings