O partido Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez, anunciou nesta segunda-feira (1) que o ex-senador Miguel Uribe Londoño foi excluído da disputa interna pela pré-candidatura à presidência da Colômbia após supostamente declarar apoio a um candidato independente. Ele havia assumido a pré-candidatura no lugar do filho, Miguel Uribe Turbay, falecido em agosto após ser baleado durante um comício político.
Num comunicado, o Centro Democrático afirmou que o candidato independente Abelardo de la Espriella contactou Uribe Vélez para lhe informar que Uribe Londoño tinha telefonado para “expressar a sua demissão” do partido e declarar apoio à sua campanha. De la Espriella é um dos nomes da direita para as eleições presidenciais do próximo ano, assim como Uribe Londoño.
O partido informou ainda que o processo interno continuará apenas com as senadoras María Fernanda Cabal, Paloma Valencia e Paola Holguín.
Após o anúncio, Uribe Londoño negou ter renunciado ao Centro Democrático ou “ao processo interno de seleção de candidatos”. “É inaceitável que eu seja excluído de um processo do qual faço parte, com base em reportagens de imprensa ou telefonemas”, afirmou. “Peço ao Centro Democrático que retifique esta declaração.”
“Continuo firme na minha aspiração. Não vou renunciar, nem serei forçado a renunciar”, acrescentou.
Questionado sobre a situação de Uribe Londoño no partido, um porta-voz do Centro Democrático disse que “a decisão é muito clara”. “Apenas três pessoas permanecem no processo. Miguel não faz parte”, disse a fonte, sob condição de anonimato.
Saiba mais:
Venezuela e presidente colombiano criticam ameaças de Trump e fechamento do espaço aéreo
Cúpula Celac-UE começa na Colômbia marcada por ausências e tensões com os EUA
Lula participa hoje de cúpula da Celac na Colômbia em meio a tensões no Caribe
Uribe Turbay levou dois tiros na cabeça durante um comício em junho. Ele ficou hospitalizado por dois meses em estado crítico, mas sucumbiu aos ferimentos e morreu em agosto. Dias após a morte do filho, Uribe Londoño anunciou que assumiria o seu lugar como pré-candidato do Centro Democrático às eleições presidenciais de 2026.
Uma pesquisa da consultoria Invamer, divulgada no fim de semana, apontou Uribe Londoño como o nome mais forte do partido, com 4,2% dos votos. María Fernanda, Paloma e Paola registraram percentuais próximos a 1%.
Com 31,9%, o candidato da coligação Pacto Histórico, Iván Cepeda, que busca suceder ao presidente Gustavo Petro, ficou em primeiro lugar na pesquisa, seguido por De la Espriella, com 18,2%.
Antes de concorrer ao cargo, Uribe Londoño foi vereador de Bogotá entre 1988 e 1990 e senador entre 1990 e 1994. É membro do Centro Democrático desde a fundação do partido, em 2013.
O colombiano também era casado com a jornalista Diana Turbay, sequestrada em 1990 por ordem de Pablo Escobar e morta durante uma operação de resgate. O filho do casal, Uribe Turbay, tinha cinco anos na época.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos