Os líderes mundiais reagiram ao anúncio do presidente Donald Trump no sábado que os EUA realizaram um “ataque de muito sucesso” a três instalações nucleares no Irã, incluindo Ford.
“Este é um momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo. O Irã deve agora concordar em acabar com essa guerra”, publicou Trump sobre a verdade social.
Veja como os líderes mundiais reagiram após o ataque.
O primeiro -ministro israelense Benjamin Netanyahu disse: “A decisão ousada de Trump mudará a história”. Falando minutos após o ataque, Netanyahu disse: “O presidente Trump e eu costumamos dizer ‘Paz pela força’. Primeiro vem a força e depois vem a paz”. E hoje à noite, Donald Trump e os Estados Unidos agiram muito fortemente. ”
Enquanto isso, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou no sábado que os ataques dos EUA ao Irã representam uma escalada perigosa em uma região já volátil, representando uma séria ameaça à paz e segurança globais.
Leia mais
Trump chama o Irã de “o maior estado patrocinador do terrorismo do mundo”
Israel proíbe atividades não essenciais depois de bombardear no Irã
“Existe um risco crescente de que esse conflito deixe rapidamente o controle – com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo”, disse Guterres em comunicado divulgado pela Reuters.
“Nesse momento perigoso, é essencial evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a percorrer é a diplomacia. A única esperança é a paz”, disse ele.
The Minister of Foreign Affairs of Venezuela, Yvan Gil, condemned the attacks on a message on Telegram: “Venezuela condemns US military aggression against Iran and requires immediate cessation of hostilities. The Bolivarian Republic of Venezuela firmly condemns and categorically the bombing carried out by the United States military, at the request of the state of Israel, against nuclear facilities in the states Islamic República do Irã, incluindo os complexos de Fordw, Natanz e Isfahan.
“Condenamos veementemente o bombardeio dos EUA às instalações nucleares do Irã, que é uma escalada perigosa de conflitos no Oriente Médio. A agressão viola severamente a carta da ONU e o direito internacional e mergulha a humanidade em uma crise com consequências irreversíveis”.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, também condenou os ataques à plataforma de mídia social X, afirmando: “Condenamos veementemente o atentado americano às instalações nucleares do Irã, que é uma escalada perigosa da conflito na crise.
O Ministério dos Relações Exteriores do México solicitou um diálogo diplomático sobre X: “O ministério apela urgentemente ao diálogo diplomático da paz entre as partes envolvidas no Oriente Médio. De acordo com nossos princípios de política externa constitucional e a convicção pacifista de nosso país, reiteramos nosso apelo aornar as tensões da região.
As reações em todo o mundo estão emergindo lentamente à medida que os líderes avaliam o impacto do ataque. Segundo a Reuters, o escritório presidencial da Coréia do Sul deve realizar uma reunião de emergência para discutir o ataque.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.