Os países europeus não estão igualmente expostos ao mercado dos EUA e, portanto, não sofrerão as mesmas consequências se o presidente Donald Trump continuar com suas ameaças de impor 30% de tarifas à União Europeia.
A Irlanda, com uma grande indústria farmacêutica, fica na linha de frente, junto com a Alemanha, para quem os Estados Unidos são um mercado importante para seus carros, aço e máquinas de ferramentas.
A França está menos exposta, mesmo com empresas de aeronáutica, alimentos, vinhos e itens de luxo que correm o risco de perder mercados.
A UE como um todo tem um Excedente comercial Anual com os Estados Unidos de US $ 235,6 bilhões, de acordo com o Bureau of Economic Analysis (BEA), que se reporta ao Departamento de Comércio dos EUA. Somente a China tem um valor mais alto.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Veja os principais produtos afetados pelas tarifas de Trump em cada país
Irlanda, o Laboratório Europeu
A Irlanda tem o maior excedente entre os membros da UE, com US $ 86,7 bilhões.
Isso se deve em grande parte à presença de grandes empresas farmacêuticas americanas, como Pfizer, Eli Lilly e Johnson & Johnson. Tudo resolvido na Irlanda para se beneficiar de um imposto corporativo de 15% em comparação com 21% nos Estados Unidos.
Essas empresas podem, assim, hospedar suas patentes na Irlanda e vender no mercado dos EUA, onde os preços dos medicamentos são tradicionalmente mais altos do que no resto do mundo.
A Irlanda também abriga a maioria das sedes gigantes européias de tecnologia americana, como Apple, Google e Meta, também atraída pelo atraente sistema tributário irlandês.
No geral, os produtos farmacêuticos representam 22,5% das exportações da UE para os Estados Unidos, segundo o Eurostat, com muitos dos principais players anunciando grandes investimentos nos Estados Unidos.
Alemanha, o poder industrial
A Alemanha, a maior economia da UE, está sob pressão especial devido à sua dependência das exportações: possui um superávit de US $ 84,8 bilhões com os Estados Unidos, graças às suas grandes indústrias de automóveis, química, aço e máquinas.
Os Estados Unidos representam 23% da receita da Mercedes-Benz. Embora parte disso venha dos SUVs fabricados nos Estados Unidos e exportados, eles correm o risco de ser afetados por qualquer represália tarifária da UE.
A Federação das Indústrias Alemãs (BDI) reagiu prontamente aos anúncios de Donald Trump no sábado, apelando à UE e aos Estados Unidos para “encontrar soluções rapidamente e evitar escalar”.
Itália e França em segundo lugar
A Itália e a França, com superávits de US $ 44 bilhões e US $ 16,4 bilhões, respectivamente, de acordo com as estatísticas dos EUA (os dados franceses indicam que o excedente é muito menor), parece ser menos afetado. Mas alguns setores estão fortemente expostos.
Os setores de alimentos e vinhos seriam particularmente afetados nos dois países e na Espanha.
Uma tarifa de 30% seria uma catástrofe para o setor de vinho e destilado francês, disse Jerome Faome, chefe da seção de viticultura da FNSEA Union no sábado.
Coldiretti, a principal organização agrícola da Itália, disse no sábado que 30% das taxas custariam aos consumidores americanos e aos produtores de alimentos italianos cerca de US $ 2,3 bilhões.
Como a Alemanha, a Itália também está preocupada com seu setor automotivo. O fabricante franco-italiano Stellantis (particularmente Fiat e Peugeot) suspendeu suas previsões para o ano devido a essas incertezas.
Os setores franceses exibidos também incluem artigos de aeronáutica e luxo. A LVMH, o maior conglomerado de luxo do mundo, faz um quarto de suas vendas nos Estados Unidos.
Cerca de um quinto das exportações da França para os Estados Unidos vem da indústria aeroespacial, grande parte da Airbus.
A Áustria e a Suécia também têm superávits com os Estados Unidos, US $ 13,1 bilhões e US $ 9,8 bilhões, respectivamente.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings