Setembro não está sendo fácil para o Google. Somente na primeira semana do mês, o gigante da tecnologia foi punido três vezes por diferentes práticas consideradas abusivas ou ilegais. A conta já vem para US $ 4,44 bilhões – o equivalente a cerca de R $ 23,9 bilhões – Somente em multas recentes.
Nesta Sexta -feira (5)um Comissão Europeia determinou que a empresa paga 2,95 bilhões de euros (sobre R $ 18,75 bilhões) por Práticas anticompetitivas em seu lucrativo negócio de Tecnologia de publicidade.
De acordo com o bloco, o Google teria distorceu a competição no mercado adtechfavorecendo injustamente seus próprios serviços de publicidade digital sobre concorrentes, anunciantes e editores on -line.
Apenas dois dias antes, um júri federal dos Estados Unidos ordenou um pagamento de cerca de US $ 425 milhões (R $ 2,31 bilhões) No Google, para coletar informações sobre o uso de aplicativos para smartphones, mesmo quando os usuários optaram por configurações de privacidade, de acordo com relatórios da mídia.
No mesmo dia da multa dos EUA, a Agência de Proteção de Dados Francês (Cnil) Aplicou multas registradas contra o Google Para uma legislação não respeitada com os cookies na Internet. O valor total atinge 325 milhões de euros (R $ 2,07 bilhões).
No total, a empresa acumula um valor de US $ 4,26 bilhões ou R $ 23 bilhões em multas.
Possíveis repercussões
O analista de Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado Felipe Machado sinalizou que essas multas são um “balde de água fria” para o Google, que acaba de vencer uma batalha judicial nos Estados Unidos, sobre uma possível investigação de monopólio em plataformas de pesquisa com o Chrome.
Machado também apontou a possibilidade de reclamações do presidente dos EUA, Donald Trump, que recebeu vários CEOs na Casa Branca na noite de quinta -feira para o jantar. Na época, foram anunciados vários investimentos em educação e uso de IA no país.
Além disso, a União Europeia também aguardava algumas dessas imposições para negociações com o governo dos EUA sobre tarifas comerciais. Agora é possível que Trump tente interferir nas leis do mercado digital entre as duas nações, como ele havia ameaçado anteriormente.
“Ontem, o presidente Donald Trump está feliz e hoje vemos essa bomba da União Europeia contra o Google, que é uma das principais bigtechs americanas. Portanto, certamente haverá savetes dos Estados Unidos. E seguiremos se essa chumbada reverterá, por exemplo, em novas tarifas, a União Europeia”, explicaremos.
Histórico de punições do Google
Nós Estados Unidosem Junho Este ano, o Google concordou em pagar quase US $ 1,4 bilhão (cerca de R $ 7 bilhões) Ao Estado do Texas para resolver acusações de violação dos direitos de privacidade de dados dos residentes do Estado, de acordo com o procurador -geral do Texas, Ken Paxton. A Paxton processou o Google em 2022, alegando que a empresa rastreou e coletou ilegalmente dados privados dos usuários.
Em Poderia Este ano, o Tribunal de Apelação de Competição do Reino Unido Ele afirma que o Google abusou de sua posição para restringir os mecanismos de pesquisa de concorrentes, com uma multa de 5 bilhões de libras. Além disso, Autoridades japonesas Eles anunciaram que emitiram uma ordem de cessação para a gigante da tecnologia dos EUA, Google, devido a uma suposta violação das leis nacionais de antitruste. No mesmo mês,
Em Françaé o terceira vez Esse CNIL aplica sanções ao Google por esse motivo. Em 2020A empresa já havia pago 100 milhões de euros e, em 2021outros 150 milhões de euros. Desta vez, os promotores até pediram punição ainda mais pesada 520 milhões de euros (R $ 3,31 bilhões).
As autoridades justificaram o tamanho da penalidade por grande número de usuários Google na França e por ampla gama de negligência encontrado. Um dos pontos destacados foi a chamada “Parede de biscoitos” Na criação de contas, que exigia que o usuário aceitasse o rastreamento para prosseguir. Embora a prática não seja ilegal por si só, o CNIL concluiu que as consequências do rastreamento não foram explicadas claramente, impedindo o consentimento informado.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings