O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom contra Estados Unidos Ao comentar sobre a sobretaxa de 50% Aplicado pelo governo Donald Trump Sobre produtos brasileiros. Em discurso em Contagem (mg) Nesta sexta -feira (29), Lula classificou a medida como injusto e afirmou que o Brasil pode recorrer a Lei de reciprocidade econômica Em resposta.
“O Brasil não quer ser tratado quando criança, tem tamanho suficiente para ser respeitado. Não é porque alguém tem mais dinheiro que falará grosso conosco. Educação que aprendemos no berço, aprendi isso com minha mãe analfabeta”, disse Lula.
Leia também:
Especialistas recomendam cautela na aplicação da lei de reciprocidade dos EUA
Após a operação em Faria Lima, a receita exigirá novamente a declaração financeira de fintechs
Alckmin diz que a lei de reciprocidade pode acelerar o diálogo com os EUA após a tarifa
Segundo Lula, a sobretaxa americana foi justificada com base em um incorreto.
“O problema é que a tributação americana é baseada em uma mentira muito grande. Eles disseram que tributariam os países com um excedente comercial com os EUA, o que não é o caso do Brasil”.
O presidente também acusou Washington tentar interferir na soberania nacional, questionando os processos em andamento no Tribunal Federal Supremo (STF).
“Eles querem interferir em nossos tribunais. Não sou eu que o processo de Bolsonaro, ele é responsável pela tentativa de golpe, planeja matar o presidente, o deputado e o ministro Alexandre de Moraes. Não podemos aceitar que um deputado envolvido na bandeira americana peça para interferir no Brasil. Esse cidadão será lembrado como o maior traidor na história da história.”
Reciprocidade como resposta
Lula apontou que Dez produtos mais exportados pelos EUA para o Brasil, oito não pagam tarifa. Portanto, a reciprocidade seria uma maneira de reequilibrar o relacionamento comercial.
“O que precisamos fazer é dar a resposta da reciprocidade. Queremos negociar e aumentar o comércio com os EUA, mas em termos iguais. Esta é uma república, uma nação que tem seu povo como seu paradigma”.
O presidente afirmou que, embora não haja negociação, o governo busca diversificar os mercados. O vice -presidente Geraldo Alckmin estava no México e Lula anunciou uma viagem a 11 países na Ásia em outubro.
“Se alguém não quiser comprar, estamos procurando outros mercados. Não vou chorar o leite derramado”.
Relacionamento tenso
Lula citou um episódio recente no qual o secretário do Tesouro dos EUA suspendeu uma reunião com o ministro Fernando Haddad para conhecer o deputado Eduardo Bolsonaro.
“O ministro do Tesouro suspendeu uma reunião com Haddad e foi ouvir mentiras de Eduardo Bolsonaro. O Brasil não aceita esse tipo de tratamento”, criticou ele.
Apesar do endurecimento, Lula sinalizou que está aberto a negociar:
“Quando eles querem negociar, a paz e o amor de Lulinha estarão de volta. Negociei toda a minha vida, greve pela manhã e negociei à tarde. Mas está faltando o interlocutor”.
Programas sociais
O presidente aproveitou o evento em Minas Gerais para anunciar medidas sociais. A partir da próxima semana, o governo lançará o Gás livre para 15,5 milhões de famílias.
“Um cilindro deixa Petrobras por US $ 37, mas há pessoas que não podem pagar. Vamos dar gás de graça para evitar acidentes com fogão a álcool e madeira”, disse ele.
Outra medida será a Subsídio à conta leve: Os consumidores de até 80 MW/mês serão isentos, enquanto aqueles que consomem até 120 MW pagarão apenas uma parte.
Na agenda tributária, Lula reafirmou que aqueles que ganham até US $ 5.000 não pagarão mais imposto de renda, enquanto aqueles que recebem mais de US $ 1 milhão por ano terão maior tributação.
“Isso é justiça tributária e justiça social. Os pobres pagam o mesmo que o proprietário do banco. Isso mudará”.
Política e investimentos
O discurso também teve um tom político, com críticas à oposição e defesa da inclusão social.
“Um mandato de Lula incomoda muitas pessoas. Dois termos se incomodam muito mais. O que está em jogo é se vamos governar Faria Lima ou pessoas que ainda não têm banheiro.”
Lula também destacou os investimentos em Minas Gerais, incluindo a conclusão das obras do metrô, novos institutos federais e a recuperação da indústria automotiva.
“Ford deixou a Bahia, mas os chineses chegaram. Neste ano, tivemos US $ 180 bilhões em investimentos”.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings