O chefe de inteligência artificial da Apple está deixando a empresa, anunciou a empresa nesta segunda-feira (1º), marcando a mudança mais significativa na área de IA desde o lançamento do pacote Apple Intelligence em 2024.
John Giannandrea, que lidera o setor desde sua chegada em 2018, será substituído por Amar Subramanya — pesquisador de IA que trabalhou recentemente na Microsoft e, antes disso, fez parte da divisão DeepMind do Google, segundo seu perfil no LinkedIn.
A transição ocorre no momento em que especialistas apontam que a Apple vem perdendo espaço no mercado de inteligência artificial, impulsionada desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022. A Apple Intelligence, iniciativa pensada para reposicionar a empresa ao lado de líderes como OpenAI e Google, recebeu críticas mornas de usuários e analistas. Um de seus pilares, a nova versão da Siri com capacidades ampliadas, foi adiada para 2026, evidenciando dificuldades de desenvolvimento.
Subramanya assumirá o papel de vice-presidente de IA e se reportará ao líder de software da Apple, Craig Federighi. Giannandrea, até então vice-presidente sênior e subordinada direta do CEO Tim Cook, permanecerá como consultora até a primavera.
Em comunicado, Cook disse que Federighi já desempenhou um papel central na estratégia de IA da empresa. “Além de expandir sua equipe de liderança e responsabilidades com a chegada de Amar, Craig foi fundamental na condução de nossos esforços de IA, incluindo a supervisão do trabalho para entregar uma Siri mais personalizada no próximo ano”, disse o CEO.
A Apple também disse que Subramanya liderará as equipes responsáveis pelos modelos fundamentais da empresa, pesquisas internas e iniciativas de segurança de IA.
As ações da Apple, que deverão subir 16% em 2025, têm ficado atrás de outras gigantes do setor, já que alguns investidores acreditam que a empresa está avançando mais lentamente do que os concorrentes que alocam bilhões em chips e sistemas generativos de IA.
Em agosto, a Apple disse que estava “aumentando significativamente” seus investimentos em inteligência artificial, e Tim Cook chamou a tecnologia de “transformadora”. A empresa também assinou acordo com a OpenAI para integrar o ChatGPT em alguns produtos, como o Siri.
Mesmo assim, a Apple segue uma estratégia diferente da adotada pela Microsoft, Google e Meta. A empresa investe menos em infraestrutura em nuvem e prioriza que suas funcionalidades de IA rodem diretamente nos dispositivos, sem depender de servidores externos mais potentes.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.