A economia global pode estar enfrentando um 2025 incerto devido a tensões comerciais e conflitos geopolíticos, mas há um ponto positivo em que os investidores podem se confortar: aviação.
Espera -se que a lucratividade do setor da aviação melhore até 2025, apesar da previsão de queda no crescimento global do produto interno bruto para 2,5% até 2025, em comparação com 3,3% até 2024, de acordo com a International Air Transport Association (IATA).
Em um relatório divulgado na segunda -feira (2), a IATA afirmou que a receita, o lucro operacional e o lucro líquido devem aumentar a partir de 2024, embora alguns desses valores fossem inferiores às projeções feitas em dezembro.
Por exemplo, o lucro líquido do setor foi projetado de US $ 36 bilhões a 2025, mais de US $ 32,4 bilhões obtidos em 2024, mas um pouco abaixo da projeção de 36,6 bilhões de dezembro de dezembro.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
A Boeing retomará as entregas de aeronaves à China e aumentará a produção do 737 Max, diz CEO
Otimismo do CEO
As companhias aéreas disseram ao CNBC Que as companhias aéreas estão resistindo, apesar da incerteza.
CEO da Air India, Campbell Wilson, disse Monica Pitrelli de CNBCNo World Air Transport Dome, que 2025 foi “um ano de surpresas” para a companhia aérea “, seja em termos de política, tarifas, geopolítica ou, mais perto de casa, algumas questões de conflito”.
A Índia e o Paquistão recentemente fecharam seus espaços de aeronaves após ataques militares de ambos os lados em maio. Os aviões paquistaneses são proibidos de voar no espaço aéreo indiano até 23 de junho, e as aeronaves indianas estão proibidas de voar no Paquistão até 24 de junho.
“A incerteza não é benéfica para os negócios, mas os fundamentos subjacentes desse mercado … e o potencial de crescimento que vemos para a Air India nos impulsiona, porque acreditamos que há uma enorme oportunidade de serem realizadas”, acrescentou Wilson.
Ele disse que a Índia é o terceiro maior mercado de viagens aéreas do mundo e estimou que está crescendo a uma taxa anual de 8% a 10%. “Então, se os índios começarem a viajar … na mesma intensidade que a China, o volume internacional explodirá”, disse ele.
Adrian Neuhauser, presidente e CEO da companhia aérea colombiana Avianca, disse em entrevista no domingo: “Quando o mundo espirra de qualquer maneira … as companhias aéreas simplesmente ficam doentes muito rápido”.
No entanto, ele disse que as taxas de ocupação da Avianca continuam a acompanhar e a receita melhorou. “Portanto, existe uma preocupação, mas até agora ainda estamos vendo os números”.
Ásia é a região com crescimento mais rápido
A América do Norte deve gerar o maior lucro absoluto entre todas as regiões em 2025, e a região da Ásia-Pacífico deve ter o maior crescimento da demanda em 2025, com uma projeção de crescimento de 9% na receita por quilômetro de passageiros transportado em relação ao ano anterior, informou a IATA.
Receita por passageiros transportados, ou RPK, mede o volume de passageiros transportados por uma companhia aérea. A métrica é usada para avaliar o desempenho da companhia aérea e da demanda de passageiros.
A IATA afirmou que “se uma companhia aérea observar um aumento consistente nos RPKs em uma rota específica ao longo de vários meses, isso pode levar a transportadora a aumentar a frequência de vôo ou usar aeronaves maiores para atender à crescente demanda – potencialmente crescendo receita e participação de mercado”.
A IATA atribuiu a forte demanda por passageiros na Ásia -Pacífico à flexibilidade dos requisitos de visto em vários países asiáticos, especialmente China, Vietnã, Malásia e Tailândia.
No entanto, o IATA observou que o cenário econômico tem alguns desafios, com a previsão de PIB para a região, principalmente para a China, tendo sido reduzido.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.