A montadora Automotive General Motors (GM) planeja investir US $ 4 bilhões (R $ 22,3 bilhões) em várias plantas americanas, incluindo a adição da produção de dois veículos Chevrolet populares que atualmente são fabricados no México.
A empresa de Detroit anunciou os planos na terça -feira (10), pois existem poucos sinais de progresso nas negociações comerciais entre o governo de Trump e os líderes mexicanos. No início deste ano, o presidente Donald Trump implementou 25% de tarifas em veículos importados e 25% em muitas peças automotivas importadas para os EUA.
Leia também
O financiamento de veículos cai 2,9% no estado de São Paulo em maio
Toyota comemora 3 milhões de unidades produzidas no Brasil
As ações da Toyota Industries despencam com um plano de compra de US $ 33 bilhões – a queda mais alta em 10 meses
De acordo com a GM, ele relatou que os investimentos adicionam o conjunto Chevrolet Blazer e Chevrolet Equinox, que atualmente são produzidos no México, em duas outras fábricas dos EUA e converter uma grande planta ociosa em Michigan – que anteriormente se esperava construir caminhões totalmente elétricos – para fabricar veículos a gasolina.
O investimento e as mudanças provavelmente serão vistos como uma vitória para políticas de Trump e tarifas automotivas, que entraram em vigor para veículos importados em abril e muitas peças automotivas em maio.
Declarações e análises
“Acreditamos que o futuro do transporte será impulsionado pela inovação americana e experiência em fabricação”, disse Mary Barra, CEO da GM, em comunicado. “O anúncio de hoje demonstra nosso compromisso contínuo de construir veículos nos EUA e apoiar os empregos nos EUA. Estamos focados em oferecer às opções dos clientes e oferecer uma ampla gama de veículos que eles amam”.
A GM está analisando sua estrutura de produção na América do Norte há meses em meio a tarifas, com executivos dizendo que não tomariam decisões – adotando uma abordagem de “espera para ver” – até obter mais clareza sobre o ambiente regulatório, incluindo tarifas automotivas.
A CFO da GM, Paul Jacobson, disse no final do mês passado durante um evento para os investidores de Bernstein que as tarifas provavelmente não seriam “tão ruins quanto o mercado reagiu”. Ele mencionou que possíveis acordos comerciais com outros países e a capacidade da montadora de mitigar alguns custos tarifários eram sinais promissores.
A montadora de Detroit havia dito anteriormente que esperava compensar entre 30% e 50% das tarifas da América do Norte sem investir capital de curto prazo.
O CEO da marca, Mary Barra, disse durante o evento de Bernstein que a empresa está “prestes a ver nossa resiliência e, novamente, fortalecer nossos negócios à medida que avançamos em alguns casos, aproveitando as oportunidades em que os veículos são tão bem-sucedidos”.
Essas “oportunidades” agora parecem incluir a redução de despesas adicionais em veículos elétricos. A fábrica de montagem do Orion nos subúrbios de Detroit, que será reformada para produtos a gasolina, deveria ser sua segunda planta única para veículos elétricos nos EUA.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.